/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/s/R/pNZZgPRT2XHDbq3QuMBg/captura-de-tela-2025-01-31-193932.png)
O senador Ciro Nogueira afirmou que Tarcísio de Freitas (Republicanos) está fora da disputa presidencial e que o PP já considera irreversível a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apoiada por Jair Bolsonaro, conforme informações da Folha de S.Paulo.
“Eu vejo como já descartada a candidatura do Tarcísio à Presidência”, disse Ciro, indicando que o governador de São Paulo não deve enfrentar o presidente Lula (PT) nas urnas. O senador também afirmou que a candidatura de Flávio Bolsonaro é irreversível, após ter recebido a indicação do pai.
Na semana passada, o diretório estadual do PP divulgou nota criticando Tarcísio e revelando insatisfação interna. O texto, avalizado por Ciro Nogueira, apontou “crescente descontentamento de prefeitos” e “falta de atenção a parlamentares”. A sigla também acusou o governador de não apoiar o ex-secretário Guilherme Derrite, pré-candidato ao Senado.
Apesar das críticas, Ciro Nogueira disse preferir manter a aliança para a eleição estadual, afirmando que Tarcísio “é o melhor caminho para viabilizar a campanha do Derrite”.
Apoio de Bolsonaro altera o tabuleiro
Ciro Nogueira chegou a considerar inviável a candidatura de Flávio Bolsonaro no início de dezembro. Agora, reconhece que a disputa depende exclusivamente do aval do ex-presidente, e que Tarcísio dificilmente o terá. Além disso, observou que o governador vem reforçando gestos que o colocam como candidato à reeleição em São Paulo, não à Presidência.
Tarcísio, que está nos Estados Unidos e retorna na próxima semana, apoiou publicamente Flávio três dias após o anúncio do senador. O gesto, porém, foi considerado morno por parte da base bolsonarista.
Aliados ainda aguardam “mudança”
Mesmo com o apoio oficial a Flávio, setores do PL paulista e aliados de Tarcísio ainda alimentam a expectativa de que o senador possa desistir e abrir espaço para o governador. No entanto, auxiliares próximos afirmam que Tarcísio não tem se movimentado para reverter a candidatura de Flávio.
Em entrevista ao golpista Paulo Figueiredo, Flávio Bolsonaro disse manter boa relação com Ciro Nogueira e declarou: “Acredito de verdade que eles virão para nosso palanque, não sei se mais cedo ou mais tarde.”
Ele reforçou ainda que o grupo bolsonarista não pretende abdicar do comando de São Paulo: “A gente não arrisca disputar uma eleição para o Governo de São Paulo sem o Tarcísio.”
