Bolsonaro transforma Ciro Nogueira em chefe de outros ministros; Entenda

Atualizado em 15 de fevereiro de 2022 às 0:00
Bolsonaro transforma Ciro Nogueira chefe de outros ministros. Ciro Nogueira usa terno azul, está no plenário da câmaro falando para os demais deputados.
Ciro Nogueira terá capacidade de decidir posições de outros ministérios. Foto: Pedro França / Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) transforma Ciro Nogueira em chefe de outros ministros. O chefe do Executivo editou um decreto que dá mais poder à Casa Civil para dar a palavra final em pontos divergentes entre ministérios sobre atos normativas. Atualmente, a pasta é comandada por Ciro Nogueira (PP), um dos nomes fortes do Centrão.

A medida substitui um decreto anterior, de 2017, e foi anunciada pelo Palácio do Planalto na noite desta segunda (14). Bolsonaro está em viagem oficial à Rússia para visitar o presidente Vladimir Putin.

O decreto será publicado amanhã no Diário Oficial da União. O decreto fala em “Centro de Governo”, um termo que oficialmente é inexistente. Na prática, a Casa Civil terá a capacidade de arbitrar no governo, atendendo às diretrizes do presidente, segundo apurou a Folha.

Leia mais:

1 – Ciro Nogueira detona Moro e diz que ele vai desistir da candidatura

 

2 – Paulo Guedes vai à guerra contra Ciro Nogueira

 

3 – VÍDEO – Acredite se quiser: Ciro Nogueira usa chinelo andando de scooter em Brasília

Casa Civil, de Ciro Nogueira, atuará como “palavra final” dentro dos ministérios

Segundo a nota, “Com esse novo mecanismo, o Centro de Governo passa a contar com a possibilidade de resolver impasses entre órgãos quanto ao mérito de propostas de atos normativos, ou seja, poderá ponderar dados e argumentos apresentados pelos ministérios e sugerir solução do impasse, inclusive com a adoção de redação alternativa para o ato”.

A mudança dá mais poder a Ciro Nogueira, ministro fiel do governo na Casa Civil. Por exemplo, ele terá a palavra final sobre a divergência entre dois ou mais ministérios sobre uma determinada questão, deste que atenda aos interesses do presidente Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link