Cirurgia de Lula transcorreu “dentro da normalidade”, diz equipe médica

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 19:31
Roberto Kalil, ao lado da equipe médica, falando sobre a operação do presidente Lula. Reprodução

Na tarde desta sexta-feira, o médico Roberto Kalil Filho declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em boas condições após a cirurgia para implantação de uma prótese no quadril direito, realizada no Hospital Sírio-Libanês em Brasília.

A intervenção transcorreu sem problemas e durou uma hora e 13 minutos, iniciando às 12h00 e concluindo às 13h13. O médico pessoal de Lula, Kalil, a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, e o cirurgião Giancarlo Polesello deram uma coletiva de imprensa no final da tarde.

Além da cirurgia no quadril, o presidente passou por uma blefaroplastia para remover o excesso de pele nas pálpebras, realizada pela médica Eliana Forno. O procedimento ocorreu das 15h00 às 16h16 e não requer pós-operatório.

Kalil explicou que a cirurgia na pálpebra estava prevista e foi realizada devido ao sucesso da operação no quadril. O presidente já está acordando, se alimentará em breve e será transferido para o quarto em aproximadamente duas horas, sem a necessidade de internação na UTI.

O cirurgião Polesello enfatizou que a recuperação de Lula envolverá levantá-lo da cama o mais rápido possível, com planos de iniciar exercícios na cama no sábado e progredir para sentar e, posteriormente, ficar de pé com a ajuda de um andador.

Kalil também informou que o presidente pode sentir dores mais intensas nas próximas duas semanas, com a expectativa de que diminuam e desapareçam completamente até a sexta semana.

Lula passou por uma artroplastia total de quadril, com a colocação de uma prótese híbrida, parte fixada com cimento ósseo e parte encaixada diretamente no osso. Sete médicos acompanharam a cirurgia, que foi realizada sob anestesia geral. O presidente estava sofrendo com dores intensas na cabeça do fêmur devido à artrose.

A previsão é que Lula receba alta médica na segunda ou terça-feira e retorne ao Palácio da Alvorada para despachar em aproximadamente três semanas. Não estão previstas viagens presidenciais por um período de quatro a seis semanas, até a COP 28 nos Emirados Árabes, marcada para o fim de novembro, seguida por uma possível visita à Alemanha.

Kalil afirmou que Lula estará apto a participar da COP 28.

Abaixo, o boletim médico divulgado pelo hospital, assinado pelo Superintendente de Governança Clínia Rafael Gadia e Mauro Suzuki, Diretor Clínico do Hospital Sírio Libanês:

O paciente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na data de hoje a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia sem intercorrências. Encontra-se internado em apartamento, e clinicamente estável, sob o cuidado das equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, do Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polessello e da Dra. Eliana Forno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link