
Brasília, apontada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como exemplo de “capital violenta”, registra desde 2018 uma taxa de homicídios menor que a de Washington D.C., conforme informações do G1.
O levantamento, feito com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Polícia Metropolitana de Washington, considera a população de cada região para calcular os índices.
Em 2024, Brasília registrou 6,9 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto Washington teve 27,3. No mesmo ano, o DF alcançou o menor índice de homicídios em 48 anos. Já na capital americana, a taxa foi a quarta maior do país e atingiu seu pior resultado em 15 anos, superando o pico de 40,4 homicídios por 100 mil habitantes em 2023.
A queda na violência em Brasília é observada desde 2012, quando o índice chegou a 31,4 por 100 mil habitantes. Em contrapartida, Washington registra aumento constante desde 2013.
Pronunciamento de Trump
Os dados foram citados por Trump durante o anúncio de estado de emergência de segurança pública em Washington, na última segunda-feira (11). O republicano comparou a criminalidade da capital americana com a de outras cidades, incluindo Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).
“Olhando os números, temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, afirmou.
Trump justificou a medida de intervenção federal como resposta a uma “trágica emergência de segurança” e disse que Washington se tornou mais violenta que cidades tradicionalmente associadas à criminalidade.
“Nós queremos segurança em Washington. Você quer poder viver na sua casa ou apartamento e se sentir seguro para ir até uma loja comprar um jornal ou alguma outra coisa. Você não tem isso mais. A taxa de homicídios em Washington é maior que em Bogotá, Cidade do México e em outros lugares que você escuta dizer serem os piores lugares do mundo. [As taxas] são muito maiores”, declarou.
Questionado, o governo do Distrito Federal reafirmou os dados que mostram Brasília com índice de homicídios inferior ao de Washington, mas não comentou a declaração de Trump que associou a capital brasileira aos “piores lugares do mundo”.
Trump citando Brasília como uma das cidades que têm menor índice de criminalidade que Washington pic.twitter.com/MGInNHa1wB
— Sam Pancher (@SamPancher) August 11, 2025