“Clara violação à liberdade de imprensa”, diz Gleisi sobre censura ao DCM

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 12:24
Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Foto: reprodução

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), publicou uma mensagem de solidariedade ao DCM nesta quinta-feira (8), após o site voltar ao ar. O Diário do Centro do Mundo foi censurado pela Justiça do Tocantins após a deputada bolsonarista Janad Valcari (PL-TO) mover uma ação contra uma reportagem que a denunciava em um suposto esquema de mau uso do dinheiro público.

Minha solidariedade ao jornalista Kiko Nogueira e equipe do site DCM que, numa clara violação à liberdade de imprensa, tiveram que lidar com a derrubada do site, após reportagem denunciando suposto esquema de corrupção envolvendo a deputada estadual Janad Valcari”, escreveu Gleisi.

Na sequência, ela explicou que “a suspeita é de que parlamentar bolsonarista tenha faturado R$ 23 milhões repassando dinheiro de emendas para prefeituras do Tocantins contratarem shows da banda Barões da Pisadinha, que a própria Valcari era empresária”.

“O Ministério Público investiga o caso. E o DCM já está no ar novamente”, finalizou a petista em sua publicação. Em comunicado, logo após o retorno, o Diário afirmou que “este recomeço não é apenas uma vitória para nossa equipe, mas para a liberdade de expressão e a democracia em nosso país”.

Afirmando que “sociedades saudáveis são construídas sobre a base da transparência e da responsabilidade”, o DCM escreveu, em editorial, que não deixará de “combater o fascismo, tão presente em setores do judiciário”.

“A censura que enfrentamos é um lembrete de que, apesar dos avanços, a luta pela liberdade de expressão ainda é necessária. Não só nós, mas todos os veículos de comunicação que buscam relatar a verdade devem permanecer vigilantes diante de tentativas de silenciamento”, afirmou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link