Clientes registraram 4 mil queixas contra a companhia responsável pelo avião que caiu em SP

Atualizado em 10 de agosto de 2024 às 23:48
Avião ATR-72 da Voepass, semelhante ao que caiu em Vinhedo (SP). Foto: reprodução

A Voepass enfrenta uma enxurrada de críticas no Reclame Aqui, onde há 4.151 reclamações ativas contra a empresa. O site, conhecido por avaliar a qualidade dos serviços prestados por companhias aéreas e outras empresas, tem sido um palco para diversos relatos negativos sobre a Voepass.

A companhia aérea é responsável pelo avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas na última sexta-feira (10). Foram encontrados e resgatados 34 corpos de homens e 28 de mulheres.

As críticas frequentemente destacam a falta de resposta da empresa às queixas dos consumidores. Entre os problemas relatados estão a entrega de bagagens danificadas, cancelamento de voos sem reembolso e mudanças de horários sem aviso prévio. Além disso, muitos passageiros mencionam problemas diretos com as aeronaves, como falhas mecânicas e manutenção inadequada.

Um incidente recente, relatado há nove dias, envolveu um voo de Ribeirão Preto para Maceió com uma escala em São Paulo. O voo teve que retornar a Ribeirão Preto após o piloto informar que o para-brisa estava quebrado, restando apenas 20 minutos para o pouso em São Paulo. Outras queixas comuns incluem o ar-condicionado ineficaz, que resulta em calor extremo durante os voos.

Um dia antes do acidente, a jornalista e escritora Daniela Arbex embarcou em uma aeronave do mesmo modelo que sofreu o acidente e publicou um vídeo no qual passageiros aparecem passando mal devido ao calor dentro da aeronave, que estava com o ar-condicionado desligado.

“Ontem eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass. Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor dentro da aeronave sem ar-condicionado. Foi terrível. Um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava uma poltrona à minha frente, sentia muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar,” relatou a jornalista.

Os comentários no Reclame Aqui são bastante críticos e incluem declarações como:

  • “Se você tem amor à sua vida e à vida de sua família, não voe nesta companhia.”
  • “A situação da aeronave estava péssima. Aeronave sem espaço, passageiros não tinham onde colocar as bagagens de mão. Luzes piscando, sem funcionar.”
  • “Avião com odor forte de querosene; assentos sujos e mal cuidados, botão para reclinar a poltrona quebrado, banheiro interditado, 50 minutos de voo e não se podia utilizar o banheiro.”

Embora a Voepass não esteja entre as três empresas mais penalizadas pela Anac de 2017 a 2022 (Latam, Avianca e Gol), a companhia participou recentemente de uma reunião com a Anac para discutir estratégias para reduzir a judicialização no setor aéreo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link