Clube Militar anuncia almoço para celebrar o golpe de 1964: “Movimento democrático”

Atualizado em 12 de março de 2024 às 17:01
Almoço na sede do Clube Militar no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O Clube Militar vai promover um evento para comemorar os 60 anos do golpe de 1964 na sede esportiva da Lagoa, na zona sul do Rio. A associação fará um almoço no próximo dia 27 e o clima será de celebração, segundo comunicado da entidade.

Em convite publicado no seu site, o Clube Militar chama a ditadura de “movimento democrático de 31 de março” e deixa claro que o clima será de celebração. O almoço para comemorar a intervenção militar é tradição da entidade.

Desta vez, os militares que participarem do evento terão que gastar mais do que nos anos anteriores: o preço do bufê passou de R$ 90 para R$ 95. O convite foi divulgado com a frase “a História que não se apaga nem se reescreve”:

Convite do Clube Militar para almoço que celebra golpe de 1964. Foto: Reprodução

O evento contará com o discurso do general reformado Maynard Marques de Santa Rosa, comandante da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência no primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O militar ficou conhecido por atacar a imprensa e repetir fake news contra as urnas eletrônicas.

No ano passado, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o Exército puniria oficiais da ativa que participassem dos eventos de celebração do golpe.

O governo Bolsonaro incentivava eventos do tipo e o Ministério da Defesa da gestão chegou a publicar uma Ordem do Dia com referência ao golpe, classificando a intervenção militar como “marco histórico da evolução política brasileira, pois refletiu os anseios e as aspirações da população da época”.

No mês passado, o general Tomás Paiva, comandante do Exército, afirmou a interlocutores que não haverá uma Ordem do Dia em 31 de março para qualquer evento em referência ao aniversário do golpe. Na ocasião, ele afirmou que militares da ativa que contrariarem a medida serão punidos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link