CNJ investiga vinte juízes por fake news e campanha golpista nas redes

Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 8:52
A juíza Ludmila Lins Grilo participa de audiência na Câmara dos Deputados – Foto: Pablo Valadares

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga 20 magistrados por postagens político-partidárias. Os procedimentos citam divulgações de fake news, questionamentos ao processo eleitoral, ofensas e xingamentos a candidatos e até apoio a atos terroristas promovidos em Brasília.

De acordo com informações do jornal O Globo, nesta terça-feira (14), uma reclamação disciplinar contra a juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) Ludmila Lins Grilo começará a ser julgada. Ela é acusada de ter atacado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em seu perfil nas redes sociais.

No ano passado, além de Ludmila, outros seis juízes e quatro desembargadores tiveram suas contas nas redes sociais bloqueadas por conta dessas manifestações. Vale destacar que parte dos profissionais investigados já recebeu sanções.

A magistrada foi acusada de fazer publicações com tom depreciativo sobre decisões do STF e da Justiça Eleitoral. Na ocasião, ela compartilhou uma postagem com o título “Os perseguidores-gerais da República do Brasil” junto com uma montagem dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

O juiz Fabrício Simão da Cunha Araújo também é apontado em um pedido de providências no qual é acusado de questionar a segurança do sistema eleitoral. A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), fez uma publicação elogiando manifestações antidemocráticas e também está entre um dos procedimentos.

Já o desembargador Marcelo Lima Buhatem responde a uma sindicância por sugerir “engajamento político-partidário em prol de um candidato ou desabono a outro”. As publicações feitas por Antônio Francisco Montanagna, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, também foram classificadas como “expressões de cunho discriminatório, com vinculação a um dos candidatos à Presidência da República”.

Todos os processos foram abertos a partir de uma portaria assinada em setembro do ano passado por Luís Felipe Salomão. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por sua vez, afirmou que “tomou conhecimento das postagens por meio da imprensa” e que os magistrados são responsáveis pelo conteúdo publicado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.