CNMP mantém demissão de procurador da Lava Jato que contratou outdoor

Atualizado em 27 de janeiro de 2022 às 16:36
Diogo Castor
Recurso apresentado pelo procurador é rejeitado pelo CNMP

Hoje (27), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou um recurso apresentado pelo procurador da República no Paraná Diogo Castor e decidiu manter a demissão dele.

A demissão do procurador foi decidida em outubro de 2021 depois de dele contratar um outdoor que elogiava a Lava Jato. Castor integrava a força-tarefa da operação e deixou a equipe após o caso ter se tornar público.

O painel foi instalado em 2019 em Curitiba e exibia imagens de nove procuradores.

“Bem-vindo à República de Curitiba. Terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março; 5 anos de Operação Lava Jato;  O Brasil Agradece”, dizia frase exibida no outdoor.

Para os conselheiros, o outdoor violou normas funcionais porque representava uma promoção pessoal de Castor e também estava em conflito com a política de comunicação institucional do Ministério Público.

Na época da demissão, ele afirmou em nota, que a falta atribuída a ele foi cometida fora do exercício da função e sem envolver recursos públicos. Ele disse também que a pena era desproporcional e que sanções só poderiam ser aplicadas por maioria absoluta.

Assim que a demissão foi decidida, por 6 votos a 5, a maioria dos integrantes do CNMP entendeu que o procurador violou deveres funcionais, configurando ato de improbidade.

Leia mais:

1- Secretário-geral da ONU diz que holocausto “definiu as Nações Unidas”

2- VÍDEO – Bolsonaro associa conquista de mulher a caixa eletrônico: “Como é o seu?”

3- Lula faz articulações para ter PSD ao seu lado no 1° turno

Recurso foi rejeitado pelo CNMP

Na sessão de hoje (27), o recurso do procurador foi rejeitado por 10 votos a 1.

O único voto a favor do recurso foi do conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira. Ele  chegou a pedir a palavra para expor seus argumentos, mas não conseguiu, pois o processo está sob sigilo. O conselheiro se comprometeu a juntar um voto por escrito.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link