Destaques

Coalizão Negra por Direitos encontra ministros do STF para discutir agenda eleitoral antirracista e pró-democracia

Coalização Negra se encontra com Luís Roberto Barroso – Foto: Divulgação

Representantes da Coalizão Negra Por Direitos, articulação nacional que agrega mais de 250 organizações do movimento negro brasileiro, se reuniram nesta terça-feira, 03/08, com ministros do Superior Tribunal Federal para ampliar a discussão sobre a urgência de estabelecer uma agenda eleitoral antirracista no país. Os ministros que receberam a comissão da organização foram Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, este também presidente do Tribunal Superior Eleitoral e relator da consulta pública realizada pela deputada Benedita da Silva, em 2020, que definiu as regras atuais sobre a representatividade de pessoas negras na política.

“Neste momento a vinda da Coalizão Negra em Brasília com representação de diferentes estados brasileiros para nós tem um sentido tão potente quanto foi fazer a bancada negra constituinte em 1986, são 40 anos de uma batalha pra alterar a representação política com afirmação de Justiça racial e de gênero. A reforma política só será pra valer com essa paridade, com garantia de presença e mecanismos institucionais pra a população negra” disse Vilma Reis, defensora de direitos humanos do Coletivo Mahin da Bahia e integrante da Coalizão.

Os pontos de preocupação sobre a reforma, apontados pela Coalizão Negra, são garantir a ampliação da participação negra e popular nos
espaços de poder; a paridade da representação negra na política com acesso proporcional ao fundo partidário, ao tempo de propaganda partidária, bem como cotas de candidaturas e mandatos negros; 50% de candidatas e representantes mulheres nas casas legislativas; não ao voto impresso; e por uma reforma eleitoral discutida com a sociedade civil organizada.

Para Sheila de Carvalho, advogada da Coalizão Negra por Direitos e integrante do Grupo Prerrogativas, “o STF e o TSE tiveram um papel decisivo nas eleições de 2020 para aumentar a representatividade de negros e negras nas eleições municipais, em um momento que resistimos à barbárie das mudanças anunciadas na reforma eleitoral é muito importante que os tribunais reconheçam que essa representatividade é fundamental para o pleno exercício da democracia e da cidadania de brasileiros e brasileiras”.

As reuniões no STF fazem parte da agenda da organização que lança nesta quarta-feira, dia 04/08, a campanha Reforma Racista Não, iniciativa que vai mobilizar a sociedade para pressionar parlamentares a barrarem as mudanças propostas pela nova reforma eleitoral.

“A reforma eleitoral defendida pelo chamado Centrão joga uma pá de cal em qualquer possibilidade de renovação e de eleição de seguimentos populares da sociedade aos espaços parlamentares. É inaceitável que os deputados legislem para seus próprios interesses e que o congresso levante um muro ainda maior para impedir o povo negro chegar ao parlamento. Não vamos aceitar. Vamos lutar até o fim contra essa reforma racista!” afirma Douglas Belchior, historiador, fundador da Uneafro Brasil e militante da Coalizão Negra.

O dia terá um ato simbólico, que ocorrerá no Salão Verde da Câmara dos Deputados, e o lançamento do portal www.reformaracistanao.org.

“ É inaceitável que ocorra uma reforma política eleitoral sem mecanismo de inclusão da maior parte da população” afirma Vilma Reis.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Alvarez & Marsal, onde Moro “trabalhou”, prestará consultoria à prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou uma parceria com a empresa de consultoria internacional Alvarez…

23 minutos ago

Lira entrega bolsonaristas comissão sobre yanomamis e irrita deputadas governistas

Nesta terça-feira (14), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento para criar uma…

48 minutos ago

Prefeitura de cidade do RS manda evacuar entorno de usina por risco de desabamento

A Defesa Civil e a Prefeitura de São Francisco de Paula (RS) orientaram moradores de…

2 horas ago

Bolsonaro e filhos usam tragédia no RS para atacar Lula e ignoram própria omissão

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, o deputado Eduardo (PL-SP) e o senador Flávio…

2 horas ago

Quem são os condenados do 8/1 que quebraram tornozeleira e fugiram do país

Pelo menos dez bolsonaristas condenados ou investigados por participarem dos ataques golpistas às sedes dos…

2 horas ago

Leite colocou “torniquete insuportável” no RS com Bolsonaro, mas agora quer que Lula anule dívida

O governo federal já se comprometeu inicialmente a repassar ao governo do Rio Grande do…

3 horas ago