“Coincidência?”: esquerda perde seguidores no X após ataques de Elon Musk, diz analista

Atualizado em 9 de abril de 2024 às 19:15
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP). Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

O analista de dados Pedro Barciela afirmou que parlamentares de esquerda perderam seguidores no X (ex-Twitter) após os ataques de Elon Musk, dono da plataforma, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao mesmo tempo, políticos de extrema-direita ganharam números após o caso.

Ele mostra que políticos como Gleisi Hoffmann (presidente nacional do PT e deputada pelo Paraná), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) perderam entre 0.16% e 0.57% de seus seguidores após os ataques.

No mesmo período, Ricardo Salles (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC) e outros bolsonaristas tiveram um aumento que varia de 0.14% a 1.5% em seu número de seguidores. Ele aponta que o caso pode ser “coincidência” ou uma “ação orquestrada”.

Veja a análise na íntegra:

Dado curioso: desde o início do showzinho de Musk todos os parlamentares abaixo de PT, PSOL, PC do B e REDE perderam seguidores em bloco. O curioso? Todos os parlamentares de extrema-direita ganharam seguidores no mesmo período. Coincidência interessante, não?

Políticos de esquerda perderam até 0,57% de seguidores após ataques de Elon Musk a Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

Ao olharmos Erika Hilton, Guilherme Boulos, Túlio Gadelha, Tarcísio Motta e Fernanda Melchionna, mesma coisa: perderam seguidores.

Parlamentares como Erika Hilton e Guilherme Boulos entram na lista dos que perderam seguidores. Foto: Reprodução

Já na extrema-direita o cenário é o oposto: os analisados ganharam seguidores no mesmo período.

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro ganharam seguidores após ataques do bilionário ao magistrado. Foto: Reprodução

Pode ser uma coincidência? Pode ser uma ação orquestrada? Fato é: o desequilíbrio e o comportamento deplorável do bilionário simplesmente minaram toda e qualquer confiança na transparência da plataforma e de suas APIs.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.