Colômbia terá 2º turno entre esquerdista Petro e populista Hernández

Atualizado em 29 de maio de 2022 às 19:33
Foto do candidato de esquerda Gustavo Petro durante a campanha.
Gustavo Petro é o principal favorito para vencer o pleito. Foto: reprodução

A eleição presidencial colombiana terá segundo turno, a ser disputado em 19 de junho, entre o esquerdista Gustavo Petro e o populista Rodolfo Hernández, de acordo com a apuração das urnas. Com 96,19% das urnas contabilizadas, Petro tem 40,34%, seguido por Hernández, com 28,08%.

A liderança de Petro não foi uma surpresa, uma vez que o candidato, que tenta chegar ao cargo pela terceira vez, vinha em primeiro lugar nas sondagens desde o início da campanha. A novidade foi Hernández. O ex-prefeito de Bucaramanga apareceu por meses na sexta colocação nos levantamentos, mas nas últimas semanas atropelou os nomes mais cotados para chegar ao segundo turno.

O favorito para enfrentar Petro era o direitista Federico “Fico” Gutiérrez, ex-prefeito de Medellín, apoiado pelo atual governo, de Iván Duque, e pelo Centro Democrático, partido comandado pelo caudilho Álvaro Uribe, popular ex-presidente da Colômbia. Ele tem, no momento, 23,93%.

A disputa do segundo turno será no dia 19 de junho. A contagem rápida pode ser acompanhada pelo site da Registradora Nacional da Colômbia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link