Destaques

Colunista da Folha defende “bolsonarismo moderado”

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

O colunista da Folha de S.Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, publicou um artigo na última segunda-feira (29) destacando que no atual cenário político do país é importante que se crie espaço para que “bolsonaristas moderados ascendam”:

(…) Quem apoia Bolsonaro até hoje não vai jamais admitir que ele fomentou um golpe de Estado. Mesmo com a PF descobrindo que organizadores do 8/1 falavam abertamente de seu objetivo, os apoiadores continuarão dizendo que era apenas “uma manifestação”, como tantas outras, no máximo culpada de vandalismo.

Essa negação cumpre o mesmo papel psicológico da negação de parte da esquerda da corrupção nos governos do PT. Aceitando o fato, ficaria muito difícil seguir com o apoio ao líder; por isso é preciso negá-lo até o fim. Viver numa democracia com liberdade de expressão inclui tolerar esse tipo de visão e aceitar que ele pode ter expressão política.

Para nós, de uma direita que nunca aceitou Bolsonaro, resta o trabalho de longo prazo de construir as bases para uma direita liberal no Brasil. O Brasil, contudo, não vai esperar, e o conflito entre petismo e bolsonarismo deve seguir a todo vapor. A direita antibolsonarista permanecerá, por enquanto, como uma minoria valorosa, imprescindível no debate público qualificado mas incapaz de conquistar as multidões.

Sendo assim, e dado que a conservação da democracia depende de as principais alternativas aceitarem as regras do jogo, é importante que se crie espaço para que bolsonaristas moderados ascendam. Por “moderado” quero dizer: que respeite as regras da democracia, como aceitação do resultado das urnas (que é plenamente compatível com fazer sugestões de como melhorá-las) e repúdio público ao uso da violência mesmo quando ele parte de seu próprio campo. (…)

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

Frente a uma política corrompida, Bolsonaro representou a aposta na antipolítica, na esperança de que o autoritarismo trouxesse a integridade perdida por uma democracia corrupta. Felizmente, fracassou. Mas seus valores podem encontrar formulações compatíveis com a ordem democrática.

Não será a primeira nem a última vez que movimentos extremistas moderam-se para entrar no jogo. Grupos diretamente envolvidos com a luta armada e o terrorismo, como o IRA e as Farc, foram capazes de ceder suas armas e aceitar a dinâmica da democracia. Ao fazê-lo, deixam um gosto azedo na boca de todos os que gostariam de extirpá-los e a tudo que representam.

Democracia é também aprender a conviver com o diferente e vencê-lo na base da persuasão, não das armas. Punindo quem cometeu crimes, é preciso deixar que seus correligionários que respeitam as regras do jogo sigam participando dele. O TSE pode tirar da corrida um concorrente infrator; não pode silenciar metade da população.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

DPVAT: Lula veta multas para quem não pagar seguro obrigatório

O presidente Lula sancionou a lei que recria o DPVAT nesta sexta (17) com dois…

22 minutos ago

STF nega pedido para blindar Bolsonaro de prisão e processo por atos terroristas do 8/1

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira (16/5) para rejeitar um pedido de Habeas…

54 minutos ago

Rússia e China assinam acordo que demarca fim da hegemonia liberal-militar dos EUA. Por Miguel do Rosário

Adeus, tio Sam! A declaração em conjunto divulgada durante o encontro traz críticas diretas, duríssimas,…

2 horas ago

Desemprego tem queda em 21 estados e no DF e chega à menor taxa em 10 anos

O desemprego apresentou queda em 21 estados e no Distrito Federal no primeiro trimestre de…

2 horas ago

Bolsonaristas associam cirurgia de Tony Ramos à vacina contra covid

Bolsonaristas estão, como de costume, espalhando fake news pelas redes sociais. Desta vez, os simpatizantes…

2 horas ago

Agressão e orgias: padre de MG é afastado de igreja após denúncias por “relação abusiva”

Uma denúncia de um estudante contra um padre da Paróquia de São Sebastião do Macuco…

3 horas ago