Categories: DestaquesPolítica

Com a morte de Bruno Covas, Temer comandará SP pelas mãos de Ricardo Nunes. Por José Cássio

O agora prefeito e a mulher Regina Carnovale, que chegou a fazer B. O. contra ele por agressão doméstica. Imagem: reprodução redes sociais

Com a morte de Bruno Covas de câncer neste domingo, 16, quem passa a mandar em São Paulo não é o vice Ricardo Nunes, mas um velho golpista: Michel Temer.

Sim, você leu bem.

O ex-vereador chegou ao cargo mais importante da principal cidade brasileira pelas mãos de seu padrinho político, que impôs seu nome aos tucanos em troca de duas coisas: o tempo de TV do MDB e a promessa do partido apoiar João Doria numa eventual candidatura à presidência, em 2022.

Nem mesmo seus colegas de Câmara Municipal acreditaram quando Ricardo Nunes surgiu dizendo que seria o vice do então prefeito que tentava a reeleição.

Não demorou para virar motivo de piada: afinal, como poderia um parlamentar de baixo clero, implicado em investigações por superfaturamento no aluguel de creches conveniadas com a prefeitura e de ter sido acusado de violência pela própria esposa assumir o segundo posto mais importante da principal cidade do país?

Alguns ainda desconheciam que o dono da Nikkey, empresa criada em 1997 e que domina o setor de controle de pragas no Porto de Santos, controlado por muitos anos por Temer, tem uma relação orgânica com o ex-presidente desde os tempos do velho PMDB quando sua mãe arregimentava bases na zona Sul da capital e cidades próximas para garantir as sucessivas eleições do golpista à Câmara dos deputados.

O golpe de sorte veio em 2012, quando Temer aproximou Nunes de  Gabriel Chalita, que disputou prefeitura da capital pelo MDB.

Com trânsito entre empresários de pequeno porte de Santo Amaro e arredores, Nunes abriu espaços para Chalita, que retribuiu aproximando o então candidato a vereador do setor mais conservador da igreja católica.

A parceria assegurou a cadeira na Câmara – elegeu-se com 30.747 votos – e São Paulo ganhou um parlamentar comprometido com a “bancada da Bíblia” – Nunes faz oposição aberta à educação sexual e para igualdade de gênero nas escolas e, não satisfeito, ainda surfa na onda do projeto Escola sem Partido.

Jamais foi o candidato da preferência do PSDB, tampouco de Covas.

Baleia Rossi e Temer agora dão as cartas no Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura de SP

Ao contrário. O agora prefeito tem mágoa dos tucanos.

Desde março, quando a saúde de Bruno desandou de vez, fala todos os dias com Temer e com o deputado Baleia Rossi, também emedebista, para a composição do governo que se inicia, para desespero dos tucanos pendurados na prefeitura.

O PSDB que se prepara para tentar recuperar a presidência não se preocupou um ano atrás de abrigar num posto chave um então vereador obscuro e alvo de piada que carrega nas costas uma folha corrida digna de Temer e um discurso falso moralista alinhado com a extrema-direita bolsonarista

Já escrevi aqui que Bruno Covas foi o segundo pior prefeito de São Paulo, atrás apenas de Celso Pitta.

Na época do então apadrinhado de Paulo Maluf se dizia que a capital era tão grande e poderosa que nem Pitta conseguiria destruí-la.

A máxima se revelou verdadeira – SP continua mesmo pujante.

Espera-se que o destino se repita agora, sob o comando de um empresário que começou vendendo propaganda em jornal de bairro – Nunes fundou o Hora de Ação, que atendia pequenos comerciantes em Capela do Socorro e Grajaú – e enriqueceu ao ser levado pelo padrinho influente para prestar serviços de combate à pragas no Porto mais importante do país.

Com Nunes na prefeitura, Temer volta para o jogo político, quando ninguém mais acreditava que ele pudesse renascer e sair da tumba.

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

34 minutos ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

1 hora ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

3 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

3 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

4 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

5 horas ago