Com bom humor e memes, governo tenta engajar brasileiros no 7 de Setembro

Atualizado em 6 de setembro de 2025 às 20:35
Publicação do governo para o 7 de setembro. Imagem: reprodução

O governo federal publicou neste sábado (6) conteúdos em tom de humor e memes para marcar o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. Em vídeo nas redes sociais, a conta oficial do governo explicou trechos do Hino Nacional com imagens de gatos, paisagens brasileiras, a bandeira e o tradicional desfile cívico.

A postagem lembrou que em 6 de setembro de 1922, a letra do hino foi oficializada, e convidou o público para acompanhar as celebrações: “descomplicando a letra do hino nacional brasileiro”.

Durante a semana, também foi lançada uma campanha publicitária incentivando o uso da camisa amarela da Seleção, que ganhou animação em vídeo: “Voltei, Brasil. Que saudade, meu povo!”. O uniforme havia sido associado a manifestações bolsonaristas nos últimos anos.

O desfile cívico-militar ocorre neste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com atos paralelos em outras cidades. Já a direita organiza manifestações em ao menos 16 municípios, incluindo São Paulo e Rio, pedindo anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A expectativa é da presença de governadores e parlamentares da oposição, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, acusado de tentativa de golpe após a derrota nas eleições de 2022.

O ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa, onde cumpre prisão domiciliar. Foto: reprodução

Além da disputa simbólica, a segurança em Brasília foi reforçada. O governo do Distrito Federal montou barreiras e esquemas de vigilância para separar os atos da direita, na Esplanada, e da esquerda, marcado para a Praça Zumbi dos Palmares, a cerca de 1,4 km de distância. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou acreditar que os eventos ocorrerão “dentro da normalidade”, mas autoridades acompanham os desdobramentos com atenção.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.