Com dois dias de atraso, governo Bolsonaro parabeniza Petro por vitória na Colômbia

Apesar da parabenização, o presidente brasileiro já criticou o primeiro discurso do recém-eleito colombiano

Atualizado em 21 de junho de 2022 às 14:21

 

Gustavo Petro - presidente da Colõmbia
Gustavo Petro, novo presidente eleito da Colômbia
Foto por: REUTERS/Luisa Gonzalez

Nesta terça-feira (21), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pela vitória nas eleições. É a primeira manifestação oficial do governo brasileiro – com dois dias de atraso – desde que o resultado oficial foi divulgado, no último domingo (19).

“Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos”, diz a nota publicada pelo Itamaraty.

Contudo, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), criticou o primeiro discurso feito pelo novo presidente colombiano, e o comparou com o ex-presidente Lula (PT), dizendo que ele faria o mesmo e até relacionou bebida alcoólica com o tópico.

No discurso de Petro, ele pediu para que todos os jovens que foram presos no país em protestos com repressão policial, fossem soltos. Sobre isso, Bolsonaro comentou com aliados: “Vocês viram o discurso do novo presidente da Colômbia? ‘Soltar todos os meninos presos, todos’. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular para tomar uma cerveja”.

“Ele acabou de falar agora: ‘Vamos soltar os meninos presos’. Igualzinho o Lula falou dos meninos que sequestraram o Abílio Diniz. O Lula falou: ‘Foi um equívoco [o sequestro]’. Equívoco, pessoal? Um sequestro, você planeja”, continuou o chefe do Executivo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link