Cultura & Entretenimento

Com HQ sobre escravidão, brasileiro ganha o maior prêmio de quadrinhos do mundo

O HQ (Foto: Reprodução)

Publicado no Justificando, da CartaCapital

O quadrinista brasileiro Marcelo D’Salete ganhou, na última sexta (20), o maior prêmio de quadrinhos do mundo com a obra Cumbe. Baseada em relatos e documentos reais, a obra narra as histórias de resistência de quatro pessoas negras escravizadas no período colonial do Brasil. A obra ganhou o prêmio Eisner (que é considerado o “Oscar dos quadrinhos”) na categoria melhor publicação estrangeira nos Estados Unidos.

“A obra ‘Cumbe’ é parte do momento singular do quadrinho nacional, representado por inúmeros autores com uma excelente produção. Já houve outros brasileiros premiados com o Eisner e, nessa toada, certamente ainda teremos mais obras reconhecidas nacional e internacionalmente”.

Escreveu D’Salete em seu blog.

Mestre em história da arte pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Artes Plásticas do ensino básico paulista, D’Salete entra para o panteão de outros grandes quadrinistas brasileiros vencedores do prêmio, como Fábio Moon, Gabriel Bá e Rafael Albuquerque.

Cumbe

A HQ Cumbe foi lançada em 2014 no Brasil pela editora Veneta. A obra narra quatro histórias diferentes do ponto de vista de pessoas escravizadas que lutam contra o sistema que as oprime.

“Esse lançamento foi um momento de inflexão total na minha trajetória. Na época, pensava seriamente se continuava a produzir e publicar do mesmo modo. Apesar das críticas positivas, meus livros anteriores não tinham chegado a um público muito amplo. Cumbe rompeu todas as expectativas”.

Disse o autor em sua página pessoal do Facebook após receber o prêmio.

Cumbe foi um dos desdobramentos da pesquisa de mais de uma década conduzida por D’Salete sobre a escravidão no Brasil: ao ler registros históricos e literários sobre o quilombo dos Palmares em 2004, D’Salete percebeu que os relatos eram sempre escritos por autores brancos que traziam a perspectiva de observadores nada imparciais sobre as pessoas negras.

Porém, quanto mais se debruçava sobre a história de Palmares, mais percebia a necessidade de conhecer a história de outros quilombos e de outras formas de resistência no brasil escravagista.

Desde então, o quadrinista se dedica a investigar a perspectiva das pessoas negras nas narrativas sobre o Brasil colonial.

Com seus trabalhos, Marcelo D’Salete abre a possibilidade de que as histórias da escravidão sejam contadas por mãos e bocas negras e tenham como protagonistas as próprias pessoas escravizadas.

“As marcas de cada um desses africanos estão presentes em nossa história e cotidiano. Ainda lutamos pelo reconhecimento simbólico, cultural, econômico e político no Brasil (dos remanescentes quilombolas, dos territórios indígenas e do simples direito a vida de cada jovem de periferia). Os quadrinhos, a literatura, as artes são componentes essenciais para uma mudança estrutural”.

Escreveu Marcelo D’Salete em seu Facebook.

Outra aclamada obra de D’Salete fruto da mesma pesquisa é Angola Janga, HQ lançada em 2007 que aborda conflitos, dramas e esperanças de pessoas negras trazidas dos antigos reinos de Angola e do Congo para serem escravas no Brasil.

Larissa Bernardes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Larissa Bernardes

Recent Posts

Em documentário, Oliver Stone defende Lula e ataca política americana

O cineasta Oliver Stone estreou, em Cannes, seu documentário "Lula" no domingo (19), focado na…

10 minutos ago

VÍDEO – “Malditas sejam todas as cercas”: Stédile cita Casaldáliga em discurso ao Papa

O Papa Francisco abençoou neste sábado (18) a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem…

17 minutos ago

Brasil perdeu R$ 485 bilhões com desastres naturais em 11 anos

O Brasil enfrentou perdas significativas nos últimos 11 anos devido a desastres naturais, totalizando R$…

41 minutos ago

Toneladas de donativos de Portugal e dos Emirados Árabes chegam ao RS

Chegou neste sábado, 18, à base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, um…

49 minutos ago

Lewandowski expande o uso do Fundo Nacional para ações de calamidade pública

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou uma portaria determinando que o…

52 minutos ago

Ciro Gomes perde força como cabo eleitoral após romper com seu irmão Cid

Ciro Gomes (PDT), antes reconhecido como principal cabo eleitoral do Ceará, tenta recuperar a força…

2 horas ago