Com indicação de Dino ao STF, Tebet é cotada para o Ministério da Justiça

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 9:29
Simone Tebet. Foto: reprodução

A possível indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) está gerando competição pela sucessão no Ministério da Justiça. Entre os nomes cogitados entre integrantes do governo, destaca-se a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Com formação em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tebet é advogada, especialista em ciência do direito pela Escola Superior da Magistratura e mestre em direito do Estado pela PUC de São Paulo.

A eventual nomeação de Tebet ajudaria Lula (PT) a mitigar possíveis críticas por não indicar uma mulher para o STF. Com a saída de Rosa Weber e a provável entrada de Dino em seu lugar, a Corte contará apenas com uma mulher entre seus integrantes, a ministra Cármen Lúcia. Outros nomes estão sendo considerados para o lugar de Dino.

Lula e Simone Tebet embarcam juntos para São Paulo e estendem diálogo sobre ministério – Política – CartaCapital
Tebet e Lula. Foto: reprodução

Já o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, conta com expressivo apoio no PT, sendo filiado ao partido há três décadas. Vale destacar que sua atuação na Operação Lava Jato foi considerada crucial para a liberação de Lula.

Outra possibilidade é a nomeação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para a Justiça. Messias, um dos favoritos de Lula para substituir Rosa Weber no STF, teve seu crescimento político no cargo, motivado também pelo PT.

Sua eventual indicação para o Ministério da Justiça seria uma forma de compensação política para o grupo que o respaldava. Contudo, há outros candidatos internos para o cargo, como Ricardo Cappelli, secretário-geral da pasta, que conta com o apoio de Dino para sucedê-lo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link