Destaques

Com linguagem de 5ª série, Bolsonaro demonstra insegurança com o cargo, diz psicanalista

Publicado na Rede Brasil Atual

Para psicanalista, Bolsonaro quer criar mais unidade na sua base eleitoral, por isso inflama discursos sobre “cocô” e linguagens de baixaria. Foto: Mauro Pimentel/AFP

As piadas de mau gosto e discursos constrangedores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) são sinais de insegurança do presidente sobre o cargo que ocupa. A afirmação é do psicanalista Christian Dunker, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, o presidente se comporta como um aluno da 5ª série com objetivo de  cristalizar sua base de seguidores por meio de uma suposta “autenticidade”.

“Essa transposição da figura pública para a privada tem uma eficácia política, mas sugere temas ligados à moralidade. Ele mostra que tem o poder para dizer coisas impróprias, como uma criança”, explica o psicanalista, ao analisar os discursos escatológicos de Bolsonaro em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, na Rádio Brasil Atual.

Dunker ainda menciona que a retórica de Bolsonaro comparando seus adversários políticos com fezes vem de um antigo preconceito da sociedade. “Antigamente, criou-se a ideia de que as pessoas que estão abaixo na hierarquia social são mais sujas e os mais acima, são limpos. Isso cria preconceitos. Ele coloca os adversários políticos com problemas de caráter, como pessoas ruins, e o sinal moral mais simples é dizer que cheiram mal, sem higiene”, disse.

As piadas, como a do “troca-troca”, feita com seus ministros Sergio Moro e Ricardo Salles, também dizem sobre o presidente, explica o professor. “A gente vê essas brincadeiras na 5ª série, quando os meninos são inseguros sobre sua sexualidade”, aponta Christian.

Líder de torcida

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à TVE Bahia, disse que Bolsonaro atua como um chefe de torcida, pois a “a quantidade de besteira” que o presidente fala é para agradar a sua torcida composta por “fanáticos”. Dunker classifica esse como “estado de massa”.

“O momento político se entranhou na vida das pessoas. Algumas estão em estado de massa, pois falam com o uniforme de torcida, sem escutar seus argumentos, é uma regressão cognitiva, onde só se reproduzem pensamentos do outro”, afirmou ele, que cita como exemplo a invenção de inimigos. “Isso começou numa briga contra a corrupção, depois contra o PT, depois contra quem quer o mal do governo. E novos inimigos são compostos e produzidos a cada vez, como Paulo Freire e professores. A só aumenta e torna evidente pararam de pensar. Agora, só se categoriza e generaliza o outro.”

Dunker diz que essa retórica ataca também as instâncias de mediação. “As pessoas não enxergam a adversidade como outro ponto de vista, mas o contraponto vira um inimigo. Hoje, 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plena e isso serve para criar unidade entre essas pessoas, por isso apoiam quem fala sobre cocô e a língua da baixaria”, finalizou.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Derrite, secretário de Segurança de SP, foi investigado por 16 homicídios na PM

O atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), está no centro…

8 minutos ago

CTs do Grêmio e do Internacional alagam com cheia do Rio Guaíba

Os Centros de Treinamento do Grêmio e do Internacional, que ficam em Porto Alegre (RS),…

29 minutos ago

Barroso envia discussão sobre Marco Temporal de volta ao plenário do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, solicitou destaque no julgamento da…

29 minutos ago

Centro de Porto Alegre (RS) alaga e especialistas pedem planejamento para evacuação

Um grupo de hidrólogos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio…

1 hora ago

Bolsonaro deixou R$ 500 para cidades prevenirem desastres; saiba quanto Lula investiu

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro reservou somente R$ 500 a cada cidade brasileira para…

2 horas ago

Chuvas intensas: entenda o que provoca o dilúvio no RS

Uma combinação de fenômenos climáticos desencadeou o "dilúvio" sobre o Rio Grande do Sul. Esses…

2 horas ago