Com tornozeleira eletrônica, réu do 8/1 é pego como invasor de terra indígena no PA

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 23:57
Montagem de fotos de Daniel de Oliveira Araújo e terra indígena vista de cima
Daniel de Oliveira Araújo foi flagrado durante operação na terra indígena Apyterewa – Reprodução

Um dos réus dos atos golpistas de 8 de janeiro em liberdade provisória foi abordado pela Força Nacional durante uma operação de retirada de invasores da Terra Indígena Apyterewa (PA), considerada a mais desmatada do Brasil. Com informações da Folha de S.Paulo.

O bolsonarista Daniel de Oliveira Araújo, de 31 anos, foi abordado em 12 de novembro. Ele estava usando tornozeleira eletrônica.

Nascido em Cuiabá (MT), o apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso em flagrante no dia 9 de janeiro no acampamento golpista montado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.

O homem foi abordado pelos agentes de segurança enquanto manejava animais na Vila Renascer, ocupação irregular estabelecida na terra indígena. Ele é considerado invasor, pois não é indígena em terra homologada. Dessa forma, está no local ilegalmente.

Bolsonaristas em 8 de janeiro
Registro do ato golpista de 8 de janeiro – Agência Brasil

O bolsonarista foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusação de incitar animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. Em março, teve a liberdade provisória concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao ser abordado, Daniel afirmou ter ficado detido por 60 dias no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele também disse que “um bocado de gente” da cidade de Tucumã e São Félix do Xingu participaram dos atos antidemocráticos.

Durante a abordagem, os agentes instruíram o bolsonarista a cumprir a ordem judicial e deixar o local pacificamente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link