Comandante da Aeronáutica curte post racista de Sérgio Camargo: “Preto vitimista”

Atualizado em 9 de agosto de 2022 às 18:14
O comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, curtiu posts racistas no Twitter neste domingo (7). A publicação em questão é do bolsonarista Sérgio Camargo, ex-presidente da Fundação Palmares e atualmente candidato a deputado federal pelo PL, partido de Jair Bolsonaro.

“Se a África é tão boa, por que não vai morar lá, preto vitimista?”, escreveu Camargo no post, sem mencionar a quem se referia. Em outra publicação, também curtida pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Camargo diz: “Brasil acima de tudo, incluindo a África”. E para fechar a conta, o terceira curtida do militar foi para uma publicação com a seguinte frase: “Raça nunca estará acima dos valores da pátria”.

Baptista Júnior tem um histórico de apoiar publicações bolsonaristas nas redes sociais, contrariando regras básicas da instituição. No ano passado, ao assumir a liderança da FAB, o militar curtiu um post em que Bolsonaro exaltava um protesto a seu favor.

Além desses incentivos, o tenente-brigadeiro já apoiou outras manifestações de Camargo. Em setembro do ano passado, o ex-presidente da Fundação Palmares chamou militantes de “afromimizentos” e a Palmares, de “senzala vitimista”. O post também foi curtido pelo comandante.

Camargo já afirmou que a escravidão foi “benéfica” à população negra, o que não é verdade. Ele é alvo de investigações judiciais por assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link