Comandante da Marinha defende Bolsonaro e ataca urnas

Atualizado em 14 de maio de 2022 às 8:58
O comandante usa farda branca, faz um sorriso discrito e ao fundo simbolos da Marinha.
Comandante Almir Garnier Santos defendeu auditoria das urnas em entrevista. Foto: Ministério da Defesa

O comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, defendeu a auditoria privada das urnas proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).  A fala foi feita durante uma entrevista ao jornal O Povo, da cidade de Fortaleza (CE), com a justificativa que quer ter a certeza do resultado.

“Como comandante da Marinha, eu quero que os brasileiros tenham certeza de que o voto deles vai valer, de que quem eles colocarem na urna vai ser contado e quem eles escolherem de uma forma limpa, transparente, como demanda a Constituição Federal e as leis nacionais, será validado.”

O comandante disse ainda que o país terá uma “vida nacional” mais tranquila se houver a certeza de uma auditoria das urnas. “Não quero ver o meu povo brigando entre si por dúvidas. Então mais transparência, quanto mais auditoria, melhor para o Brasil, porque nós teremos muito mais certeza do resultado e toda a vida nacional seguirá com mais calma”, declarou.

Garnier defendeu as atitudes do presidente Bolsonaro

Em um outro trecho da entrevista, Garnier fez uma defesa mais enfática do presidente Jair Bolsonaro ao comentar sobre as suas críticas às urnas eletrônicas. “O presidente tem feito críticas, mas não é só o presidente que faz crítica, muita gente faz críticas às urnas há muito tempo. O presidente da República é o meu chefe, é o meu comandante, ele tem o direito de dizer o que quiser”, afirmou.

Dias atrás, o chefe do Executivo chegou a afirmar que uma empresa seria contratada pelo Partido Liberal (PL), cujo qual faz parte, para realizar uma auditoria interna. Em tom de ameaça, ele chegou a dizer que os resultados podem complicar a situação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) caso a empresa constate ser “impossível auditar o processo”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste