Comandante não recebe Múcio e Marinha cria entrave na troca de comando

Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 21:47
O futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro

A cinco dias da posse de Lula, a Marinha tem criado entrave para a troca do comando da Força. O comandante, Almir Garnier, negou receber José Múcio Monteiro, futuro ministro da Justiça, e tem alegado que não quer fazer uma cerimônia às pressas. A informação é da Folha de S.Paulo.

Múcio marcou reuniões com Freire Gomes, comandante do Exército, e Baptista Júnior, da Aeronáutica, mas o chefe da Marinha não quis participar de encontro com o futuro ministro. Interlocutores da Força dizem que ele tem se mostrado resistente às tentativas de aproximação após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições.

A troca do comando do Exército deve ocorrer até sexta (30), quando o general Júlio Cesar de Arruda assume o posto. A transmissão da chefia da Marinha estava prevista para o dia anterior, quinta (29), mas o comandante da Força tem criado empecilhos para a transição.

A Marinha e o Exército fariam as antecipações por motivos internos e a Aeronáutica seria a única que seguiria a data normal da cerimônia. Paulo Sérgio havia tentado convencer os comandantes das duas Forças a realizar as trocas após a posse, mas não houve acordo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.