Comediante egípcio destrói apresentador de TV britânico em lição sobre Israel, Hamas e os palestinos

Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 19:18
Piers Morgan e Bassem Youssef

O comediante egípcio Bassem Youssef acusou o apresentador de TV Piers Morgan de comparar Israel ao grupo terrorista ISIS durante uma entrevista na terça-feira.

Durante uma longa participação no programa “Piers Morgan Uncensored”, do Reino Unido, Youssef referiu-se à sua esposa palestina e aos sogros de Gaza quando solicitado a dar a sua opinião sobre os ataques terroristas do Hamas.

“Oh, foi terrível, claro”, respondeu. “Quer dizer, recebemos todas as nossas notícias em segunda mão porque a família da minha mulher vive em Gaza. Eles têm primos e tios lá e a casa deles também foi bombardeada. Não conseguimos nos comunicar com eles nos últimos três dias. A comunicação foi perdida, então não sabemos como eles estão, mas estamos acostumados com isso!”

A partir daí, Youssef mergulhou fundo para descrever as condições atrozes que os palestinos enfrentam em Gaza, bem como a ameaça de violência ininterrupta a que estão sujeitos por parte dos militares israelenses.

“Esses palestinos são muito dramáticos. ‘Ah, Israel está nos matando’, mas eles nunca morrem”, afirmou. “Quer dizer, eles sempre voltam. Eles são muito difíceis de matar, pessoas muito difíceis de matar. Eu sei, porque sou casado com uma palestina. Eu tentei muitas vezes. Tento várias vezes, mas ela usa nossos filhos como escudos humanos.”

Morgan disse que queria levar o assunto “a sério”, o que levou o comediante a zombar do comentarista de extrema-direita Ben Shapiro, que havia aparecido anteriormente no programa de Morgan. A certa altura, Shapiro disse que “a única solução para a guerra Israel-Gaza é que Israel anexe Gaza e mate o máximo de pessoas para que o que está a acontecer não acontecer novamente”.

“Então, minha pergunta para Ben Shapiro é: quantos precisamos matar para que Ben Shapiro fique feliz?” Youssef perguntou retoricamente.

Enquanto isso, Morgan insistiu que Youssef estava deturpando a posição de Shapiro antes de transmitir um clipe do fundador do The Daily Wire dizendo que acredita em uma “resposta desproporcional” ao terrorismo.

Questionado sobre qual considera ser uma “maneira apropriada” para Israel responder após os ataques terroristas, Youssef continuou a usar a comédia para defender o seu ponto de vista.

“Eu faria exatamente como Israel fez: mataria o máximo de pessoas possível, já que o mundo está me deixando fazer isso”, falou. “Quero dizer, posso fazer isso porque posso.”

Youssef também ridicularizou Shapiro e outros conservadores por elogiarem as Forças de Defesa de Israel por “alertarem” os civis palestinos antes de bombardearem Gaza.

“Eles disseram que Israel é a única força militar no mundo que avisa os civis antes de bombardeá-los”, ele ironizou. “Que fofo! Isso é muito simpático da parte deles porque, com esta lógica, se as tropas russas começassem a alertar os ucranianos antes de bombardearem as suas casas, estamos bem com Putin, certo?!”

A discussão controversa continuou por mais 20 minutos, com Youssef culpando a propaganda que desumaniza os palestinos pelo recente assassinato de uma criança de 6 anos. A certa altura, Youssef até comparou Israel ao supervilão malvado do seriado “The Boys”.

“Nunca vi uma vítima sitiar o seu opressor e bombardeá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana”, disse Youssef. “Israel quer que você acredite que eles são as vítimas. Lidar com Israel é muito difícil. É como estar em um relacionamento com um psicopata narcisista. Ele te fode e depois te faz pensar que a culpa é sua. Você olha para Israel como o Super-Homem, mas eles são na realidade o Homelander”.

Depois de Morgan ter dito que é “muito difícil” ver como Israel pode derrotar o Hamas “sem enormes danos colaterais”, Youssef voltou contra ele as palavras do anfitrião britânico, sugerindo que Morgan estava na verdade retratando Israel como um regime terrorista.

“Então, se entendi bem, basicamente Israel está fazendo isso para pressionar a comunidade palestina em Gaza a se voltar contra o Hamas, certo?”, Youssef se perguntou.

“Tenho certeza de que isso faz parte, sim”.

“Isso faz parte”, continuou Youssef. “Portanto, é exatamente isto que as organizações terroristas fazem, porque as organizações terroristas não terão qualquer hipótese de derrotar uma nação inteira em batalha, por isso aterrorizam e matam os civis, a fim de espalhar o medo e o terror, para que possam voltar-se contra o seu governo e mudar a sua política ou resignar. Você acabou de comparar Israel com o ISIS”.