
O jornalista André Trigueiro, da GloboNews, detonou o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, por sua declaração sobre a estadia em Belém (PA) durante a COP30. O europeu disse que todos os jornalistas de seu país ficaram felizes ao deixar o Brasil, onde ocorreu o evento.
“Foi uma declaração desastrosa de um chefe de Estado. Infame, xenófoba, preconceituosa e deselegante. Portanto, não sei como, daqui para frente, Merz vai se posicionar em assuntos bilaterais em relação ao Brasil”, disse Trigueiro.
Ele afirma que a declaração tem relação com um passado “não muito distante da Alemanha”.
“Isso guarda reminiscência, tem uma relação, com um passado não muito distante, motivando a Segunda Guerra Mundial pela ideia da supremacia ariana, germânica. Até nesse aspecto histórico, deplorável, que a maioria do povo alemão conseguiu superar e não deixar de reconhecer esse episódio tão terrível da história, que uma declaração vinda do chanceler alemão desses termos traz essa reminiscência”, prosseguiu Trigueiro.
Segundo o comentarista, a declaração “caiu como uma bomba em Belém”. “Vários jornalistas e negociadores tiveram dificuldade de acreditar, na era da Inteligência Artificial, se essa declaração, de fato, foi dele. Constatada a autenticidade da gravação, ele ficou numa situação muito complicada perante a comunidade internacional”, completou.
"Foi uma declaração desastrosa de um chefe de Estado. Infame, xenófoba, preconceituosa e deselegante. Portanto, não sei como, daqui para frente, (Friedrich) Merz vai se posicionar em assuntos bilaterais em relação ao Brasil", diz André Trigueiro, ao comentar as falas do chanceler… pic.twitter.com/r5EABE5gmH
— GloboNews (@GloboNews) November 17, 2025
A declaração do chanceler foi dada durante discurso no Congresso Alemão do Comércio no último dia 13. Na ocasião, ele disse que seu país era um dos “mais bonitos do mundo” e comparou ao Brasil.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz.
O alemão esteve no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes em Belém e esteve em um encontro bilateral com o presidente Lula. Merz é líder da União Democrata Cristã (CDU), partido da ex-chanceler Angela Merkel, e tornou-se chanceler em maio, após ser eleito em segunda votação.