Comitê da Petrobrás aponta restrições a dois indicados do governo Lula

Atualizado em 28 de março de 2023 às 17:43
Sérgio Rezende

O Comitê de Pessoas da Petrobras considerou o indicado do presidente Lula, Sergio Machado Rezende, inelegível para integrar o Conselho de Administração da estatal. A informação consta em ata publicada nesta segunda-feira, 27 de março. Veja a íntegra do documento aqui.

A medida foi motivada pelos requisitos constantes do Estatuto Social e da Política de Indicação, que veta a indicação de integrantes da estrutura decisória de partidos políticos para conselhos de administração.

Rezende foi ministro de Ciência e Tecnologia de 2005 a 2010. Até março, ele ainda integrava o diretório nacional do PSB até março, conforme consta no sítio eletrônico do partido e no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral.

Outro nome que gerou polêmica durante a reunião foi o de Pietro Adamo Sampaio Mendes, também indicado pela União. Por maioria, o comitê decidiu que Mendes preenche os requisitos necessários desde que “confirmada a sua renúncia formal e juridicamente perfeita ao cargo de Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Ministério de Minas e Energia (MME) e mantida a sua condição de servidor licenciado, afastado ou cedido da ANP”.