Destaques

Como aliados de Bolsonaro avaliam a primeira crise com Tarcísio

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, discursa durante reunião do PL. Foto: Natanael Alves

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), expuseram uma crise pública nesta quinta-feira (6) em meio à articulação da reforma tributária. Com informações da Folha de S.Paulo.

Bolsonaro tem se manifestado contra a proposta, enquanto Tarcísio defendeu o texto após negociar mudanças com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O posicionamento do partido do ex-mandatário pode ser decisivo para a aprovação da proposta defendida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – o PL é a maior bancada da Câmara, com 99 deputados.

A defesa da aprovação da reforma colocou o governador na mira de Bolsonaro e de parte da bancada do PL. O desentendimento ficou explícito durante uma reunião da sigla em que Tarcísio foi hostilizado.

Nas redes sociais, o governador foi chamado de traidor por apoiadores e aliados do ex-chefe do Executivo. Fabio Wajngarten, assessor e advogado do ex-presidente, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) compartilharam uma série de publicações contra Tarcísio.

Durante a reunião de PL, o republicano ainda ouviu de Bolsonaro que não tem experiência suficiente. Para deputados, a opinião do ex-presidente compromete a posição de Tarcísio como líder da direita nas eleições de 2026.

Tarcísio foi interrompido e interpelado pelos deputados durante a reunião do PL. Para o governador, a direita não pode “perder a narrativa” de ser favorável à reforma tributária. “Por que, se não, a reforma acaba sendo aprovada e quem aprovou?”, questionou. “Vamos perder a narrativa da reforma tributária?”, prosseguiu.

Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Bolsonaristas ouvidos pela Folha de S.Paulo afirmam que é cedo para falar em rompimento entre Bolsonaro e Tarcísio, mas ponderam que o conflito pode caminhar para esse desfecho. Na opinião deles, o governador tem que aprender a ser oposição ao PT, principalmente se quiser se candidatar para a eleição presidencial.

Deputados dizem ainda que Tarcísio saiu desmoralizado do encontro. O deputado Ricardo Salles (PL-SP) foi um dos que discursou atacando o governador.

“Um dos que mais apanhou fui eu, porque justamente estava em um dos ministérios cujo objetivo é enfrentar a esquerda. É muito mais fácil, sem nenhum demérito ao trabalho que foi feito, fazer estrada, ponte e ferrovia do que combater a esquerda”, disse em referência a sua atuação no Ministério do Meio Ambiente e de Tarcísio no Ministério da Infraestrutura.

Salles disse ainda que “ninguém outorgou ao Tarcísio o direito de falar em nome dos deputados do PL” e que São Paulo “não tem um governo de direita”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou contra a posição do republicano. “Não farei parte disso”, disparou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Caroline Saiter

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caroline Saiter

Recent Posts

Caso Marielle: Major Ronald ajudou definir data e local do crime, diz PGR

Ronald Paulo de Alves Pereira, o Major Ronald, foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)…

7 minutos ago

“Perigo extremo’: RS volta ter temporais com ventos até 90 km/h a partir desta sexta

O Rio Grande do Sul está sob um aviso de "perigo extremo" devido à previsão…

19 minutos ago

Tragédia no RS atinge 1,7 milhão de pessoas e mais de 395 mil ficam desabrigados

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise sem precedentes após uma série de temporais…

34 minutos ago

Brazão nomeou parentes de milicianos na Alerj para garantir influência, diz PGR

Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é acusado pela Procuradoria Geral…

47 minutos ago

Mulheres que moram em McDonald’s no Rio já foram rés por difamação e agressão

Bruna Muratori, de 31 anos, e sua mãe, Susane Muratori, de 64, têm sido destaque…

7 horas ago

O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para…

9 horas ago