Como as fintechs estão ajudando o brasileiro a sair da inadimplência

Atualizado em 23 de outubro de 2018 às 12:34

Conteúdo Publicitário

62,9 milhões de brasileiros inadimplentes. Esse é o último número registrado pela CNDL em parceria com o Serasa — número que representa 41% da população adulta no Brasil. Enquanto é sabido que o brasileiro tem um histórico de ser um mau poupador, ainda há muita discussão sobre o que pode ser feito para minimizar este problema.
A internet trouxe diversas facilidades ao dia a dia do cidadão, inclusive quando lidamos com os problemas relacionados às suas finanças. Aplicativos para celular que ajudam a controlar os gastos mensais surgiram e conteúdos que ensinam quem quiser aprender a gastar melhor inundaram a rede. Mas talvez uma das maiores inovações tenha sido a possibilidade de pedir um empréstimo totalmente online.
O advento das fintechs e empréstimo online
As fintechs são startups criadas com o objetivo de desenvolver produtos e serviços que facilitem o acesso ao mercado financeiro. No caso do empréstimo online, esta modalidade é oferecida por fintechs que buscam facilitar o acesso a crédito para pessoas que precisam de dinheiro rápido. Para isso, a empresa utiliza a internet, oferecendo um processo de solicitação totalmente online.
O pedido de empréstimo online é feito sem sair de casa, pelo computador ou smartphone e é completamente seguro. A fintech realiza o processo de avaliação de crédito a partir dos dados que o solicitante deve preencher por seu site e aprova ou não o pedido, realizando o depósito diretamente na conta dele(a) caso a resposta seja positiva.

Como o crédito é do tipo sem garantia, ou seja, aquele em que não é preciso apresentar nenhum bem ou comprovante para fazer o pedido, as únicas exigências são que o solicitante esteja com o CPF regular, tenha mais de 18 anos e informe todos os dados registrados em seu próprio nome (com exceção do comprovante de residência, que pode ser apresentado no nome de parentes próximos.
O empréstimo online seguro surgiu em contraponto ao empréstimos pessoais burocráticos oferecidos por bancos tradicionais antigamente, em que o cidadão deveria se deslocar até o bando em que possui conta e conversar com seu gerente para fazer o pedido. Além da morosidade do processo, os empréstimos tradicionais ainda ofereciam muitos obstáculos para sua aprovação, o que dificultava o acesso ao crédito para quitação da inadimplência.
Como funciona o empréstimo online
A modalidade de empréstimo online oferece faixas de valores menores e prazos também menores para facilitar o acesso ao crédito para pessoas que precisam de pequenas quantias com urgência. Solicitar um empréstimo online é simples, basta acessar a página da fintech escolhida, fazer uma simulação do valor que precisa e da quantidade de parcelas em que deseja pagar o empréstimo, avaliar as condições e preencher o formulário e fazer o pedido.
Como o sistema é automático, a fintech poderá realizar a avaliação em questão de minutos, analisando dados como o score de crédito e a movimentação financeira de quem faz pedido. Após realizada a solicitação, basta aguardar que a resposta será mostrada na própria tela do pedido e enviada para o e-mail informado durante o cadastro.