Como avaliar com perfeição um carro usado

Atualizado em 26 de junho de 2020 às 14:06
Crédito: Pixabay

Conseguir finalmente comprar um carro, é um dos maiores sonhos que acompanham as pessoas, sejam elas do Brasil ou do exterior. Ter o próprio veículo significa que você terá mais independência, além da sensação de realização que não tem preço. Para quem não tem muito dinheiro para gastar na compra, o mais comum é adquirir um usado, sendo que muitas vezes é possível achar um em plenas condições, por um precinho camarada. Mas, como saber avaliar se carros usados estão em perfeitas condições? Como fazer para não comprar algo e se arrepender depois? Essas são algumas das perguntas que responderemos nesse artigo.

Existem muitas formas de você descobrir se o negócio vale a pena ou não, porque às vezes determinado carro pode te dar muito trabalho. Dependendo das suas condições, o investimento pode não se mostrar realmente vantajoso. Nesse caso, seria melhor voltar a procurar nos classificados outras opções. Sabe aquele amigo ou conhecido que conseguiu comprar um usado que parecia novo? Pois é, com certeza ele soube avaliar o bom estado do carro e detectou qualquer problema pré-existente. Isso não é uma tarefa fácil, obviamente, muita gente não consegue fazer essa avaliação.

Existem algumas dicas que revendedores de carros, avaliadores de concessionárias ou técnicos de seguradoras podem te dar e que repassaremos aqui nesse texto. Acompanhe com atenção.

Carroceria

Uma importante dica é passar o dedo no vão de todas as portas do carro, já que elas precisam ter a mesma distância em toda a extensão e em todas as portas. Caso o espaçamento seja menor ou maior comparando uma porta com a outra, isso pode significar que o carro foi batido e que não foi desamassado corretamente. Alguns problemas de alinhamento, dentre outros, podem vir a dar dor de cabeça no futuro para você, por isso a importância de checar a carroceria.

Caso a pintura do carro externa e a interna batam no tom de cor, pode significar que o carro teve um reparo nesse quesito. O fato é que no interior o carro tem uma cor mais fosca, enquanto no lado de fora ele sempre brilha mais, isso quando o veículo está como ele saiu de fábrica. Quando uma pessoa manda o carro ser pintado, alguns funileiros pintam tudo igual, deixando um rastro importante para quem for avaliar o carro usado no futuro.

Uma dica legal também, é abrir o porta-malas e verificar se o estepe está amassado ou apresentando um formato oval, levantando-o e o analisando bem. Se porventura ele estiver, isso pode significar que o carro recebeu ou sofreu uma batida traseira e não foi consertado adequadamente. Por último, é sempre legal conferir se os números dos chassi em todos os vidros do veículo, são os mesmo dos que estão apresentados no documento do carro. Existem muitos falsificadores que não fazem a troca do número nos vidros por esquecimento.
Para as pessoas que decidem comprar um carro mesmo com as questões citadas, elas podem conferir na Tabela Fipe e ver qual o grau de desvalorização para um veículo como esse. Essa é uma escolha pessoal da pessoa, se ela acha que vale a pena mesmo com os problemas da pintura, o importante é pedir um desconto por causa dos problemas falados no artigo.

Mecânica

Primeiramente, caso você ligue o motor e ele demore para dar partida, isso pode significar que pode haver uma folga no motor. Outra coisa a ser feita, é tirar a vareta do óleo e conferir se ela apresenta uma cor esbranquiçada, já que isso pode ser um sinal de que houve mistura com água. Caso o motor apresente uma ótima limpeza, sem nenhuma marca de poeira ou óleo, pode ser que ele foi submetido a uma lavagem completa. Existem pessoas que realizam esse procedimento no carro, para esconder vazamentos. É preciso ficar esperto com isso.
Os pneus também devem receber atenção especial na hora de avaliar o carro usado, afinal, são eles que movimentarão o carro para cima e para baixo. Verifique se eles estão desgastados da mesma maneira, se são provenientes da mesma marca e do mesmo lote. No caso de carros com baixa quilometragem, em torno de 30 quilômetros rodados, não há porque ter havido uma troca, o que pode configurar uma alteração no hodômetro. Se porventura os pneus apresentarem medidas diferentes, significa que o dono não foi cuidadoso. Assim, seria melhor se a compra não fosse concretizada.

Por último, o escapamento deve estar preto por conta da fuligem. Em contrapartida, se ele estiver melado de óleo, significa que o motor precisa de cuidados. A fumaça azulada saindo do escapamento, também é sempre um mau sinal. Ter uma boa mecânica deve ser um requisito poderoso para quem for comprar um usado, já que sem isso o carro simplesmente não funciona.

Interior

Para o seu conforto e a sua segurança futuros, é preciso verificar se os bancos estão bem presos e não apresentam nenhum desgaste fora do comum. Veja no porta-luvas se o manual ainda está lá e se a chave reserva ainda está com quem está vendendo, isso demonstra um claro cuidado do dono com o carro. É importante sempre testar os vidros elétricos e o ar-condicionado, assim como todas as luzes que o carro apresenta. Isso evitará muitas dores de cabeça futuras, tenha certeza.

Uma forma de você descobrir se está lhe sendo oferecido um carro roubado, é verificar uma etiqueta que o cinto de segurança possui, ela contém o ano de fabricação do automóvel. O ano do documento do carro, deve ser o mesmo daquele apresentado nessa etiqueta. Por último, é sempre importante lembrar para não fazer essa avaliação sozinho, caso você se sinta incapaz de realizá-la, isso pode acabar te colocando em encrenca. Comprar um carro é uma decisão importante, por isso ela deve se encarada com muita responsabilidade.

Para as pessoas que curtiram o nosso artigo, sobre como avaliar com perfeição um carro usado, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!