Como Bolsonaro está no centro da tentativa de golpe de Estado, segundo depoimentos à PF

Atualizado em 16 de março de 2024 às 8:06
Bolsonaro teve o discurso golpista pronto. Foto: reprodução

Os depoimentos prestados à Polícia Federal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após as eleições de 2022 trouxeram à tona detalhes surpreendentes. Os relatos, agora disponibilizados ao público após a derrubada do sigilo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, destacam o papel central do ex-presidente e revelam a reação dos militares diante da trama golpista.

Segundo os depoimentos dos ex-comandantes das Forças Armadas, o general Marco Antonio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e do tenente-brigadeiro Carlos Baptista Júnior, da Aeronáutica, Bolsonaro conduziu reuniões com a cúpula militar para discutir a viabilidade jurídica do golpe e apresentar documentos com teor golpista. Os relatos colocam Bolsonaro no epicentro da conspiração.

Durante as investigações, a PF encontrou diversos documentos que teriam sido discutidos pelo núcleo do governo. Entre eles, destaca-se uma minuta de decreto para instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em janeiro de 2023.

Outro documento, encontrado no celular de Mauro Cid em junho de 2023, sustenta que a ruptura do Estado Democrático de Direito estaria “dentro das quatro linhas da Constituição”, declarando o estabelecimento de Estado de Sítio e uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Bolsonaro e Mauro Cid em túnel da Papuda. Foto: reprodução

Os depoimentos destacam a recusa dos militares em aderir à trama golpista. Freire Gomes, afirmou que se negou a participar da tentativa de golpe, apesar da pressão sofrida. Ele deixou claro que o Exército não aceitaria atos de ruptura institucional. Carlos de Almeida Baptista Júnior também se posicionou contra as articulações para o golpe e relatou que deixou evidente que não participaria de nenhum plano golpista.

Diferente dos colegas de Exército e Aeronáutica, o almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, teria aderido ao plano golpista e, assim como outras pessoas próximas a Bolsonaro.

Segundo os depoimentos, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) teriam feito pressão para que as Forças Armadas respaldassem o golpe de Estado.

Os relatos também mencionam pressões sobre os militares que se opuseram ao golpe. Freire Gomes afirmou ter sido alvo de ataques de apoiadores de Bolsonaro, incluindo o ex-ministro da Defesa, Braga Netto.

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, foi questionado sobre a postura do partido em relação às suspeitas levantadas por Bolsonaro sobre as eleições de 2022. Ele afirmou que o PL contratou uma consultoria para fiscalizar, não para questionar o resultado eleitoral, e que sempre descartou os documentos recebidos por serem apócrifos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link