
O sétimo homem mais rico do mundo, fundador do Facebook e dono da Meta Mark Zuckerberg está construindo um bunker bilionário no Havaí.
De acordo com a importante revista de tecnologia Wired, o complexo fica em uma propriedade de 570 hectares conhecida como Koolau Ranch, na ilha de Kauai. Essa é a ilha onde “Jurassic Park” foi filmado.
Um porta-voz de Zuckerberg disse à revista que ele, sua esposa Priscilla Chan e seus três filhos consideram o rancho de US$ 270 milhões sua casa. O rei da tecnologia de 39 anos já organizou eventos corporativos na propriedade.
Relatos de moradores locais – que falaram sob condição de anonimato devido à assinatura de acordos de sigilo antes de trabalhar na fazenda – bem como detalhes obtidos em documentos disponíveis publicamente, pintam um quadro curioso do projeto.
Diz-se que a propriedade tem uma vila na casa da árvore, duas mansões conectadas por um túnel e – assustadoramente – um enorme bunker subterrâneo. Mais de 20 câmeras estão espalhadas na propriedade, e há vários pontos de vigilância, operados por moradores locais, com vista para a praia próxima, acessível ao público.
A propriedade terá 30 quartos e banheiros quando for concluída, embora não esteja claro se isso inclui o que está sendo feito no subsolo. As portas do bunker subterrâneo são descritas como “à prova de explosão”. Os planos também incluem “portas cegas” que se fundem com as paredes e uma saída de emergência. A propriedade tem água e agricultura próprias.
As descrições da propriedade levaram o New York Post a descrever o projeto como o “Zuckerbunker” e a Business Insider a questionar se Zuckerberg, cuja riqueza pessoal é estimada em cerca de US$ 115,3 bilhões, “poderia estar se preparando para o Juízo Final”.

A Wired descreve a propriedade como um “techno-Xanadu”, uma referência ao opulento e auto-indulgente palácio escapista construído pelo barão da mídia Charles Foster Kane (Orson Welles) na sátira de 1941, “Cidadão Kane”.
Apesar de um grande número de moradores locais trabalharem na propriedade, parece que nem todos estão felizes com o fato de a família bilionária ter escolhido Kauai como lar. Em um artigo no jornal de Kauai The Garden Island, o repórter Allan Parachini disse que os moradores estavam insatisfeitos com o acesso à praia depois que Zuckerberg construiu um muro de pedra ao redor de sua propriedade.
“Zuckerberg está bloqueando toda a comunidade, garantindo um relacionamento continuamente difícil com seus vizinhos”, escreveu Parachini. “Eu aconselharia que ele estabelecesse um vínculo muito melhor com a população local se ao menos se importasse em fazê-lo. O que, aparentemente, ele não faz”.
Zuckerberg não é o único bilionário da tecnologia que sonha em construir um esconderijo subterrâneo para incomodar os habitantes locais. Em agosto de 2023, o fundador do Paypal, investidor do Facebook e amigo de Donald Trump, Peter Thiel, revelou que lutaria na Justiça por seu direito de construir uma mansão semi-subterrânea em Wānaka.

O consentimento de recursos para o imóvel de luxo com 10 quartos e vários compartimentos de Thiel em um bloco de 193 hectares em Damper Bay foi rejeitado pelo conselho local em 2022 após oposição de grupos ambientalistas locais e do Conselho Distrital de Queenstown Lakes.
Um relatório sobre o pedido de consentimento revelou que o alojamento teria “efeitos adversos inaceitáveis” em uma paisagem natural excepcional e seria visível da trilha da baía de Glendhu, da estrada Wānaka Mount Aspiring e do lago Wānaka.
A audiência de Thiel no Tribunal do Meio Ambiente está marcada para 2024.