Como Elon Musk pode ser afetado por investigação do STF

Atualizado em 8 de abril de 2024 às 14:51
O empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Foto: Joel Saget/AFP

A investigação aberta contra o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), após ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é vista como uma forma de reação do magistrado diante das ameaças e pode ter consequências práticas para o empresário no Brasil. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

Membros da Corte e do governo Lula acreditam que a decisão do ministro é uma maneira de se posicionar contra o empresário. Investigadores da PF, no entanto, apontam que o inquérito poderia impedir a entrada de Musk no Brasil no caso de uma condenação.

O bilionário vive nos Estados Unidos e não está sob jurisdição brasileira, mas poderia ser preso ao entrar em território nacional. Uma eventual condenação também poderia acabar com a autorização do empresário de manter negócios no Brasil, o que acabaria com o X no país.

Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: Reprodução

O empresário se tornou alvo de inquérito após ataques e ameaças ao magistrado no X. Ele acusou o ministro de promover “censura no Brasil”, pediu sua renúncia ou impeachment e ameaçou descumprir ordens da Corte.

Moraes determinou que a plataforma terá que pagar R$ 100 mil de multa por cada perfil que for mantido no ar após ordem judicial para retirada. O bilionário foi incluído no inquérito que investiga as milícias digitais no Supremo.

Os ataques de Musk ganharam apoio e motivaram uma ofensiva de bolsonaristas contra o magistrado. O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o bilionário se tornaria um símbolo da luta pela liberdade de expressão no país e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmou que vai tentar criar uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para discutir o “censura”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.