Como Lula conheceu Janja, a mulher com quem vai se casar

Atualizado em 20 de maio de 2019 às 11:31
Rosângela e Lula da Silva

O namoro de Lula com Rosângela da Silva começou a dois dias do Natal do ano retrasado, quando a socióloga esteve no campo de futebol que reuniu, de um lado, o time de Chico Buarque, o Politeama, e, de outro, a equipe do MST, coordenada por João Pedro Stédile.

Vestindo a camisa 13 do Politeama, Lula foi o destaque do jogo. Marcou um gol de pênalti e foi expulso pelo árbitro Juca Kfouri, depois de receber o segundo cartão amarelo por jogar a camisa para a torcida.

Os torcedores reagiram, com bom humor, e gritaram “Volta, Lula”, “Volta, Lula”.

Rosângela, que os amigos chamam de Janja, era uma das torcedoras que pediram o retorno do ex-presidente ao jogo, numa situação que tem paralelo evidente com a situação política da época, em que a maioria dos eleitores demonstrava pelas pesquisas que queria o retorno de Lula à presidência da República.

Ao dar os dois cartões, Juca Kfouri fez o papel do juiz parcial, que tirou Lula de campo, e o ex-presidente viveu o próprio personagem. Mas, tirando esse detalhe, o jogo não foi encenação. Terminou empatado em 5 a 5.

Lula já conhecia Rosângela, antiga funcionária de Itaipu e hoje trabalhando no escritório da binacional em Curitiba, mas o affair começou ali, no jogo em homenagem ao jogador Sócrates, que deu nome ao campo do MST.

A socióloga tem 52 anos, embora aparente bem menos, daí porque alguns jornalistas cravaram a idade de 40 ao publicar a notícia do namoro de Lula.

Três meses depois, Rosângela se encontrou com o ex-presidente na caravana pelo sul do País, a última que ele comandou.

Como é da região, Rosângela esteve em algumas cidades por onde Lula passou.

Desde que o ex-presidente foi preso, no dia 7 de abril do ano passado, os dois trocam cartas e ela foi incluída na lista de amigos e parentes que Lula pode receber às quintas-feiras.

Segundo os amigos, Rosângela visita Lula sempre acompanhada.

Ao ex-ministro Bresser-Pereira, na última quinta-feira, o ex-presidente abriu o coração. Disse que está apaixonado e que pretende se casar com Rosângela assim que deixar a prisão.

Na rede social, a notícia do namoro repercutiu bastante, com comentários sobre o estado de espírito de Lula.

“Ser feliz ainda é a melhor vingança”, escreveu o jornalista Palmério Dória.

Rosângela da Silva, a Janja. Do Facebook
Lula. Foto de Ricardo Stuckert
Lula. Foto de Ricardo Stuckert