Como Marcelo Oliveira transformou o Cruzeiro no melhor time do Brasil

Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 17:02

cruzeiro
A equipe mineira tem um ótimo elenco, um ótimo técnico e vive um momento incrível. A Raposa não perde há 13 jogos. Tem apenas três derrotas no Brasileirão, possui o melhor ataque isolado e a segunda melhor defesa.

O Cruzeiro é um time completo, que se reencontrou neste ano após ter decepcionado nas duas últimas temporadas. Contratou muito bem, resgatando jogadores que não estavam em um momento feliz, como o atacante Willian, ex-Corinthians, que jogava um futebol medíocre na Ucrânia, e o meia veterano Júlio Baptista, que estava sumido no Málaga, da Espanha.

O grande responsável por tudo isso é o técnico Marcelo Oliveira, que conseguiu levar jogadores apagados ao seu ápice e formar uma equipe imbatível, que faz muitos gols e sabe levar pressão dos adversários. Marcelo não é nenhuma jovem revelação. Aos 58 anos, foi atacante do Atlético mineiro e do Botafogo. Chegou a ser convocado para a seleção nos anos 70. Barrigudo, calvo, tem uma fala mansa e carisma zero (o que não é um problema num mundo cheio de treinadores estrelas).

Após um período como comentarista esportivo na Rede Minas, Marcelo começou sua carreira como técnico em 2003, treinando a base do Atlético-MG, até 2007. Então, no mesmo ano, disputou a série-B com o CRB de Alagoas, e fez uma boa campanha. Terminou na 8ª posição e quase subiu para a série-A. Depois, em 2008, fez uma campanha razoável, de novo no Galo, mas agora no time profissional.

Mais de um ano depois, foi contratado pelo Ipatinga-MG e ajudou o time a subir para a primeira divisão mineira, mas fez uma série-B muito irregular e foi demitido. No mesmo ano, assumiu o comando do Paraná e deixou o time alguns meses depois.

Depois disso, sua carreira decolou. No final de 2010, assumiu a equipe do Coritiba e teve a passagem mais longa e vitoriosa de sua carreira. Foi bicampeão estadual e duas vezes vice da Copa do Brasil. O treinador bateu um recorde de incríveis 24 vitórias seguidas, reconhecido pelo Guiness Book. No Brasileirão, chegou perto do G-4.

E agora, após uma pequena passagem pelo Vasco, está no Cruzeiro, montando um time com um ótimo padrão ofensivo, avassalador, que tem tudo para ser campeão brasileiro e, quem sabe, da Libertadores.

Oliveira
Oliveira