Como Neymar Pai, que recebeu voz de prisão após barraco, explica a falta de caráter de Neymar Jr. Por Luan Araújo

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 20:37
Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr, durante fiscalização. Foto: Reprodução

Neymar da Silva Santos, também conhecido como “Neymar Pai”, não é aquele pai de atleta que costuma ter um perfil discreto.
Nesta quinta-feira (22), ele se envolveu em um barraco e chegou a receber voz de prisão da secretária de Meio-Ambiente de Mangaratiba (RJ), Shayenne Barreto.

A confusão aconteceu durante a interdição de uma obra na casa de seu filho, Neymar Jr., em um condomínio na cidade da Costa Verde Fluminense.

A obra tinha várias irregularidades, incluindo um lago artificial onde foram descobertos indícios de desmatamento, quebra de rochas e até o desvio de um rio no local. Ao não aceitar a interdição, Neymar Pai, alterado, ofendeu a secretária, e recebeu voz de prisão, mas não chegou a ser detido. A multa para a família pode chegar a R$ 5 milhões.

O lago artificial iria render mais dinheiro para a turma. A festa de inauguração fazia parte de leilão do Instituto Neymar Jr, que será realizado como uma das “experiências exclusivas” com o hoje atacante do PSG. A outra patacoada é um passeio de cruzeiro.

O lago foi construído em tempo recorde, dez dias, sem laudo aparente e já seria inaugurado nesta sexta-feira (23), provavelmente com a presença de Neymar.

A conduta de Neymar Pai explica as atitudes de seu filho.

O velho é réu, junto de seu filho, em ação sobre supostas irregularidades na transferência do Santos ao Barcelona, no meio de 2013. A promotoria espanhola acusa Neymar de corrupção e pede dois anos de prisão, além de multa de 10 milhões de euros (aproximadamente de R$ 51,8 milhões).

Em depoimento em outubro do ano passado, Neymar Jr. disse na época que assinava tudo o que o pai, seu empresário, mandava. Sintomático, ainda mais se tratando de um jogador que se recusa a amadurecer.

Neymar Pai é bolsonarista convicto e passou esse gene para o seu filho. Em 2019, o patriarca da família Santos culpou o “sistema socialista do futebol” pelas lesões do filho, que segundo ele “sofria por causa de seu talento”.

Em outra oportunidade, o Papai Ney usou as redes sociais para disparar contra o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma multa de 188 milhões de reais que seu filho sofreu por sonegar impostos.

Na época, Lula comentou sobre o apoio de Neymar ao então presidente, Jair Bolsonaro (PL), afirmando que “estaria com medo dele voltar ao cargo e descobrir que o Bolsonaro perdoou a dívida do imposto de renda dele”. Na época, em uma nota com nenhum documento rebatendo a sonegação de impostos, ele comentou que Lula estava sendo leviano.

Neymar Pai tem o costume de “passar pano” para todo e qualquer deslize extracampo de seu menino. Na última quarta (21), Neymar Jr. pediu desculpas patéticas após trair sua namorada, Bruna Biancardi, que está grávida. Como se o filho tivesse tirado uma nota 10 em matemática, Neymar Pai deu-lhe parabéns no Instagram.

Em 2020, após críticas do ex-jogador e hoje comentarista Walter Casagrande Jr. ao futebol de seu filho, Neymar Pai foi ainda mais baixo, ao questionar a conduta de Casão pelo seu histórico de dependência química. O filhão, obviamente, também curtiu a publicação.

Neymar Pai vive para cuidar da empresa que é o filho dele, como o próprio comentou em seriado encomendado pela Netflix sobre o atacante do PSG. Uma hora a casa cai.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link