Como o governo planeja conter bolsonaristas e celebrar a democracia no 8 de janeiro

Atualizado em 26 de dezembro de 2023 às 13:49
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: reprodução

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou que as forças de segurança estão monitorando a possível chegada de manifestantes bolsonaristas a Brasília no próximo dia 8 de janeiro. Nessa data, completa-se um ano dos atos golpistas. Por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os Três Poderes estão se preparando para um evento histórico de “celebração da democracia”.

Uma reunião inicial para discutir o esquema de segurança aconteceu nesta terça-feira (26) no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). Cappelli destacou a atuação coordenada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estão “de prontidão” para identificar “qualquer movimentação atípica relacionada a atos que ameacem os poderes constituídos”.

“Até o momento, tudo transcorre com tranquilidade. Não há nenhum sinal de nada fora do normal, nada que gere preocupação neste momento, mas o trabalho é fundamental para que tudo corra bem. Vamos todos atuar em sintonia, harmonia e cooperação”, afirmou Cappelli aos jornalistas ao fim da reunião.

Governo se prepara para evitar bolsonaristas no Palácio no próximo 8 de Janeiro. Foto: reprodução

O secretário-executivo enfatizou que o Brasil é um país livre, onde manifestações democráticas são bem-vindas, mas ressaltou a importância de frear iniciativas bolsonaristas. Participaram da reunião representantes da Polícia Federal (PF), Força Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e as chefias de segurança dos Três Poderes.

A assinatura do plano de ações integradas, que definirá as atribuições de cada força de segurança no dia 8, está marcada para a próxima quinta-feira. Até lá, serão realizadas reuniões técnicas para definir o número do efetivo e as estratégias adequadas. Ainda não está definido se a Esplanada dos Ministérios será fechada durante o evento.

O Salão Negro do Congresso Nacional será o palco do evento às 15h. Estão previstas as presenças dos chefes dos Três Poderes, deputados, senadores, ministros, presidentes dos Tribunais de Justiça e das Assembleias Legislativas, governadores e outros representantes da sociedade civil. O plano de segurança visa garantir que a celebração da democracia ocorra de forma pacífica e segura.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link