Categories: DestaquesMundo

Como o papa atuou na reabertura das relações entre EUA e Cuba

Publicado no Guardian.

 

O papa Francisco e diplomatas do Vaticano desempenharam papéis fundamentais na reabertura das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba e a liberação do americano preso Alan Gross, de acordo com os líderes dos dois países e um comunicado do Vaticano.

O papa enviou cartas a Barack Obama e ao presidente de Cuba, Raúl Castro, no último verão. Ambos os líderes reconheceram a importância de sua ajuda em suas declarações anunciando o reatamento.

O Vaticano disse que cartas do papa exortaram os dois países “a resolver questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de alguns prisioneiros, a fim de iniciar uma nova fase nas relações”.

O Vaticano também acolheu as delegações dos dois países nas conversações que decidiram a reaproximação. Kenneth Hackett, embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, afirmou que um alto funcionário do Vaticano tinha “desempenhado um papel importante neste momento histórico para ajudar a levar as negociações a uma conclusão bem-sucedida.”

O restabelecimento de relações normais entre os dois países tem sido uma causa cara ao coração de sucessivos papas, mas a questão assumiu uma importância ainda maior no ano passado, após a escolha do primeiro líder latino americano da Igreja Católica.

Uma autoridade dos EUA falou à agência de notícias Reuters: “O apoio do papa Francisco e o apoio do Vaticano foi importante para nós.”

O presidente Obama discutiu sobre Cuba com o papa durante sua visita ao Vaticano, em março, e continuou a trabalhar com a Santa Sé depois.

Fontes em Roma e Washington disseram que o arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, tinha desempenhado um papel fundamental na intermediação de um acordo. Ele também esteve em Roma em outubro e realizou uma reunião com o papa, embora não ficou imediatamente claro se foi o nome designado pelo embaixador Hackett.

O secretário de Estado americano, John Kerry, reuniu-se com o seu colega do Vaticano na segunda-feira. Mas a versão oficial das conversações, segundo o Vaticano, era que eles se concentraram nos esforços para fechar o campo de detenção americano na Baía de Guantánamo, em Cuba.

Diplomatas em Roma foram informados de que a questão das relações bilaterais com Cuba havia surgido, mas era uma pequena parte das discussões de Kerry com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Kerry visitou Roma em uma viagem européia que serviu principalmente para reviver as negociações de paz entre Israel e os palestinos.

Fontes próximas ao Vaticano declararam que o para  tem o cardeal Ortega em alta conta. Francisco teve duas reuniões este ano com o prelado cubano, sendo a primeira em 5 de abril.

O mais intrigante, porém, é um compromisso especial com o arcebispo no verão passado. De acordo com Obama e Castro, o Canadá sediou conversações entre os enviados de ambos os países, o que levou até o anúncio de quarta-feira. Em 12 de julho, Ortega foi nomeado enviado especial do papa às celebrações do 350º aniversário da fundação da primeira paróquia católica nas Américas, ao norte do México — a de Notre-Dame de Québec.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

4 minutos ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

15 minutos ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

8 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

9 horas ago

Número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega 55

O saldo de vítimas fatais das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul…

10 horas ago

Forças Armadas fizeram mais de 10 mil resgates aéreos no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e os ministros Paulo Pimenta (Secretaria…

11 horas ago