Como o STF avalia a possibilidade de colocar Bolsonaro na cadeia

Atualizado em 18 de março de 2024 às 12:41
Jair Bolsonaro durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: reprodução

Após os depoimentos do general Freire Gomes e do brigadeiro Baptista Jr. à Polícia Federal, nos quais ambos afirmaram que Jair Bolsonaro (PL) tentou um golpe de Estado, a questão que permanece sem resposta é: as acusações são suficientes para justificar a prisão preventiva do ex-presidente?

Essa é uma pergunta complexa no âmbito do Direito, onde as respostas podem variar entre sim e não. Neste caso, a interpretação da lei não é necessariamente uma questão objetiva, mas também depende do tipo de crime, do tribunal envolvido e do acusado.

Segundo o artigo 312, “a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) é também uma instância política, e qualquer decisão de grande impacto, como a prisão de Bolsonaro, será cuidadosamente ponderada. Embora haja motivos para prender Bolsonaro, as consequências sociais dessa medida precisam ser analisadas.

Comparativamente, suspeitos de planejarem a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 foram presos preventivamente. Apesar das evidências contra Bolsonaro, ele até agora foi poupado.

Bolsonarista sendo preso após ataques do 8 de janeiro. Foto: reprodução

O Código de Processo Penal oferece diversas possibilidades para justificar a prisão preventiva, incluindo o perigo que o acusado representa para a ordem pública. As provas apresentadas pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid indicam a intenção de Bolsonaro de atentar contra a democracia.

No entanto, nos bastidores, ministros do STF consideram que não é o momento adequado para ordenar a prisão de Bolsonaro, dada a comoção que isso causaria. O ato na Avenida Paulista, onde Bolsonaro defendeu anistia para os envolvidos na tentativa de golpe, mostrou que ele ainda tem um forte apoio popular.

Enquanto isso, o processo legal continua, e Bolsonaro enfrenta a possibilidade de ser condenado com base nos artigos do Código Penal que tratam da tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de derrubar um governo legitimamente constituído, que não falam apenas sobre a concretização de um golpe, mas da “tentativa por uso de violência ou grave ameaça”.

Para os defensores da prisão de Bolsonaro, embora sua condenação pareça provável, é improvável que ocorra antes do final do ano, por exemplo, devido aos trâmites processuais. A avaliação é que uma prisão sem o processo concluído pode ser o estopim de uma reação maior do que qualquer ação que ele possa tramar enquanto estiver em liberdade.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link