Como reconhecer uma imagem criada por inteligência artificial

Atualizado em 1 de abril de 2023 às 11:14
Fotos do Papa Francisco feitas por uma inteligência artificial – Reprodução/Reddit

Por Mariana Lemos

Os efeitos e o uso da inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais uma realidade no cotidiano das pessoas. Um exemplo disso foram as fotos que circularam nas redes sociais na última semana que traziam o Papa Francisco usando uma roupa bem inusitada — e que na verdade se revelaram falsas.

Mas aí fica o questionamento: como é possível saber se uma imagem é mesmo fruto de um momento vivenciado na realidade ou se é uma situação criada pela inteligência artificial?

De acordo com especialistas em IA e em deepfake, que é uma fórmula de inteligência artificial que cria conteúdos a partir do cruzamento de dados, é importante estar atento aos detalhes e analisar as imagens. Esta checagem, que visa buscar a veracidade da informação, evita que se espalhem fake news e desinformações, sobretudo pelas redes sociais.

Como estamos falando de inteligência artificial, pelo menos até o momento, é possível afirmar que as máquinas possuem falhas, ou seja, o conteúdo produzido não é perfeito. Com isso, para saber se uma imagem foi criada por IA, preste atenção às simetrias dos rostos e corpos, possíveis manchas, borrões e detalhes incomuns que estejam presentes na imagem. Detalhes nos olhos, orelhas e dentes, desde posicionamento até iluminação estranha, também podem indicar se a imagem foi inventada.

Fotos do Papa Francisco feitas por uma inteligência artificial – Reprodução

Caso seja uma imagem envolvendo pessoas, o volume e a textura dos cabelos também pode indicar ou não o uso de IA. Existem casos em que o cabelo representado é tão liso que parece uma pintura.

Se você identificar letras ilegíveis, sobretudo ao fundo da imagem, também é possível que seja uma imagem fake. O mesmo acontece quando o fundo é muito desfocado, chegando inclusive a borrar a imagem.

Outro elemento que deve ser observado são os contornos da imagem e a continuidade das linhas. Por exemplo, alguma parte do corpo que possui um recorte quadrado na sua superfície muito provavelmente é uma imagem criada artificialmente. Objetos que se misturam à pele também são um bom exemplo de como identificar uma criação de IA.

Mas vale ressaltar que, mesmo se a imagem for muito convincente, é importante pesquisar outras informações que validem ou não o conteúdo que está sendo passado pela imagem. Para isso você pode “dar um google” e procurar desde imagens relacionadas até informações confiáveis sobre o fato em sites oficiais, por exemplo.

Existem também sistemas que auxiliam na detecção de imagens criadas por IA. Uma delas é o site Fotoforensics. Ao subir uma imagem ou adicionar o link em que ela se encontra, o sistema entrega uma série de informações sobre a imagem.

Publicado originalmente em Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link