Como ter uma cafeteria em casa?

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 14:09

Sem sair de casa, que tal aproveitar o melhor do café de forma profissional?

Íntimas, populares, formais e descontraídas, as cafeterias são alvo de vários públicos. Por se adequar a extrema versatilidade do seu produto principal, o café, as cafeterias podem ser palco de fechamento de contratos, bem como de um encontro acidental entre amigos. Não só entre duas ou mais pessoas, como também para pessoas solitárias, as cafeterias recebem calorosamente qualquer apaixonado por cafeína.

Haja vista a sua versatilidade e hospitalidade, as cafeterias estão presentes em todos os países com o objetivo de unir, descontrair e animar por meio do café aqueles que adentram o recinto. Embora a maioria desses estabelecimentos contem com um ambiente charmoso que, por si só instiga a permanência dos frequentadores, o fator principal que a determina desde o nome é a qualidade e diferença de café servido no local. 

Assim, nos domicílios e outros espaços em que o café é servido de forma amadora, a bebida ganha um sabor diferenciado do que é servido em locais especializados no preparo, como nas cafeterias. Seja pelo pó utilizado ou pela máquina, quiçá pela boa utilização desses dois materiais, os cafés servidos nesses ambientes são mais saborosos do que aqueles que comumente preparamos em casa. 

No que se refere àqueles frequentadores apaixonados de cafeterias, a pandemia, mais uma vez, ademais a todos os outros problemas, tornou-se um empecilho no momento de saborear um bom café. Com o intuito de evitar o contágio do coronavírus e assim preservar a saúde de mais pessoas, as cafeterias, bem como outros estabelecimentos, estão com o funcionamento suspenso. 

Dessa forma, em virtude do fechamento dos comércios, aos que apreciam o sabor de um café de qualidade, encontrar um novo modo de ter acesso à bebida mais amada do Brasil é essencial. Sem dúvida há grande diferença entre o gosto de um café preparado dentro de casa a um que foi feito por especialistas, ou melhor dizendo, máquinas, de uma cafeteria. Contudo, embora muitas pessoas não saibam, o segredo de um café preparado nesses ambientes não é tão velado assim.

Ao passo que as bebidas preparadas nas cafeterias são feitas por máquinas específicas com a dosagem e qualidade ideal do pó do café, nas residências o pretinho é, em sua maioria, preparado com aquele pó comum encontrado em supermercados que, embora tenha evidentemente um bom sabor, não se compara à qualidade daqueles servidos nos espaços especializados. 

Portanto, ter na sua própria casa a qualidade de um café digno de cafeteria é sim, muito possível. Apenas com alguns recursos particulares, um amador da bebida consegue se transformar em um verdadeiro apreciador, visto que hoje as tecnologias que facilitam o preparo do café estão cada vez mais presentes.

No que se refere à gastronomia cafeeira, os utensílios domésticos são essenciais na preparação da bebida. Desde simples cafeteiras que utilizam o pó comum àquelas expressas, as máquinas de café atualmente contam com diversos recursos que diversificam o modo de preparo e, logo, o sabor da bebida..  

Assim sendo, para conseguir apreciar  o café do melhor modo e com toda a segurança, se faz necessário que o usuário encontre a cafeteira ideal para o uso próprio. Entretanto, embora existam muitas no mercado, identificar a melhor máquina para o preparo do café pode ser difícil, justamente pela quantidade significativa de modelos, o que prejudica a decisão do consumidor. 

Com isso em vista, surgiu o ReviewCafé. O maior site especializado na qualidade e atenção ao café, conta com diversas avaliações de cafeteiras e máquinas que auxiliam no preparo, como também análises da qualidade do pó do fruto. Pretendendo facilitar a escolha daqueles que amam a bebida, o ReviewCafé ajuda milhares de consumidores na compra de acessórios para o preparo do Café, bem como a transformar as suas casas em verdadeiras cafeterias.