As condições do PSOL para apoiar Haddad em SP

Atualizado em 19 de abril de 2022 às 9:19
Haddad e Boulos

O PSOL fechou a aliança com o PT para apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem impor condições. Com o apoio a Fernando Haddad para o governo de SP, no entanto, a história é diferente.  A contrapartida colocada pelos psolistas é que o partido seja incluído na chapa com o candidato a senador ou a vice-governador. Segundo a jornalista Malu Gaspar, do Globo, o PT já aceitou a proposta.

No entanto, o PSOL ainda não apresentou nenhum nome para oferecer à chapa petista, principalmente porque a legenda ainda possui divergências sobre o apoio a Haddad. O nome líder do MTST Guilherme Boulos, principal figura da sigla, já foi descartado. Ele deve disputar a eleição para deputado federal. Em 2024, Boulos planeja se candidatar a prefeito de São Paulo, e para isso quer contar com o apoio do PT.

Alguns setores psolistas defendem uma candidatura própria, temendo que a aliança com o PT enfraqueça muito a legenda. Ontem, na reunião virtual do PSOL que aprovou ontem a federação do partido com a Rede Sustentabilidade para apoiar Lula, os grupos realizaram um protesto.

Parte dos membros da legenda considera que a Rede é de direita e ligada a banqueiros. O deputado Glauber Braga, do Rio de Janeiro, é um dos parlamentares que são contra essa união. Já Boulos pensa diferente. Ao desistir da candidatura ao governo de São Paulo, ele defendeu “a unidade da esquerda para derrotar Bolsonaro”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste