Conferência Nacional dos Bispos do Brasil presta solidariedade aos familiares de Bruno e Dom

Atualizado em 20 de junho de 2022 às 18:02
CNBB expressa solidariedade às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips
Foto: Reprodução

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou solidariedade às famílias do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, assassinados no Vale da Javari, no Amazonas. A instituição disse que aguarda o esclarecimento total do ocorrido e exige a responsabilização dos envolvidos.

“Não se pode aceitar a agressão ao ser humano, o desrespeito ao meio ambiente e à nossa Casa Comum, nem o encobrimento da verdade e da justiça”, diz a CNBB em nota.

A instituição citou a exortação apostólica pós sinodal “Querida Amazônia”, do papa Francisco, em que ele diz que “os interesses colonizadores que, legal e ilegalmente, fizeram – e fazem – aumentar o corte de madeira e a indústria minerária e que foram expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, provocam um clamor que brada ao céu”.

Nesta segunda-feira (20), Francisco se encontrou com bispos da região amazônica. Ao final da reunião, o pontífice colocou um cocar enviado pelos povos da Amazônia e brincou: “imagina se eu apareço na (Praça) São Pedro com isso?”.

O encontro contou com a presença de 17 bispos vindo da Amazônia, mais especificamente dos Estados do Amazonas, Acre e Roraima. O papa recebeu do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) um relatório sobre a violência na região e, segundo religiosos que estavam no encontro, se mostrou “profundamente consciente” do que estava acontecendo no local.

O caso de Dom Phillips e Bruno Pereira não foi tratado especificamente no encontro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link