Confiança de bolsonaristas nas Forças Armadas desaba desde o ano passado, diz Genial/Quaest

Atualizado em 21 de agosto de 2023 às 9:31
bolsonarista chora enquanto policiais bloqueiam área em que acampamento foi desmontado, em janeiro — Foto: Cristiano Mariz

Um novo recorte da pesquisa mais recente da série Genial/Quaest mostra que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas, inclusive entre bolsonaristas, recuou desde o fim do ano passado. O diretor do instituto, Felipe Nunes, usou as redes sociais  para divulgar os dados:

Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje mostra queda expressiva de confiança nas forças armadas nos últimos 6 meses. Confia muito caiu de 43% para 33%, não confia saiu de 18% para 23%.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

A queda de confiança mais significativa se deu entre eleitores de Bolsonaro, o que sugere, na minha avaliação, algum tipo de frustração sobre alguma expectativa que havia entre esse segmento.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Na bateria de confiança institucional as igrejas e a polícia militar aparecem no topo da lista. As forças armadas ficam em 4 lugar. As maiores desconfianças ficam com os partidos, o STF e o congresso nacional, ou seja, instituições democráticas.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

No comparativo, apenas as forças armadas viram sua confiança cair. As outras instituições mantiveram seus patamares praticamente estáveis.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14/08. Margem de erro máxima estimada é de 2.2 pontos percentuais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link