Confira o discurso de Lula na entrega do Doutor Honoris Causa da Universidade de Rosário

Atualizado em 22 de maio de 2020 às 13:45
Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Publicado originalmente no site oficial de Lula

AGRADECIMENTO TÍTULO DOUTOR HONORIS CAUSA

“Magnífico Reitor da Universidade Nacional de Rosário Franco Bartolacci,

José Goity, Secretário Geral da Universidade Nacional de Rosário e padrinho da nominação de do título de Doutor Honoris Causa,

Alejandro Vila, professor decano da Faculdade de Humanidades e Artes,

Pedro Romero, Secretario de Internacionalização da Universidade Nacional de Rosário,

Pablo Javkin, prefeito da cidade de Rosario,

É uma honra receber a mais importante distinção da Universidade Nacional de Rosário. Uma homenagem que aprecio imensamente por muitos motivos.

Cada doutorado honoris causa que recebo é um reconhecimento não apenas à minha pessoa, mas, fundamentalmente, à luta do povo brasileiro em defesa da sua dignidade, da democracia e da justiça social. Meus governos e os governos da presidenta Dilma Rousseff foram momentos importantíssimos na luta por um país soberano, igualitário, sustentável, diverso, antirracista, pacífico, onde as riquezas e os bens públicos não fossem apropriados pelas oligarquias elitistas e autoritárias que historicamente governaram o Brasil.

Agradeço com enorme emoção esse prestigioso título que me confere a Universidade Nacional de Rosário. E o faço sobretudo em nome do povo brasileiro.

Com essa homenagem, o que a Universidade de Rosário está afirmando é que aquele Brasil merece ser lembrado como um país livre e democrático, capaz de tratar o seu povo – especialmente as camadas mais pobres – com respeito, cuidado e espírito de justiça. E que aquela trajetória de desenvolvimento econômico, social e cultural deve ser resgatada a bem da nação brasileira.

Não só para beneficiar o nosso país, mas também o projeto sempre atual do desenvolvimento compartilhado e da integração da nossa querida América Latina.

Espero em pouco tempo voltar à Argentina e à bela cidade de Rosário. Quero conhecer pessoalmente a Universidade de vocês e também percorrer as ruas e parques dessa cidade emblemática na história das lutas democráticas e libertárias da Argentina e da América Latina.

Sei que Rosário e sua Universidade estiveram sempre na vanguarda das mobilizações em defesa dos direitos humanos e da educação pública.

Uma cidade operária e cosmopolita com uma Universidade a um só tempo popular e de excelência.

Uma cidade que é fonte de inspiração democrática pela sua cultura popular e erudita, suas políticas cidadãs, pela proteção do espaço público e pela sua notável gestão municipal.

Uma Universidade que, em seus mais de 50 anos de vida, demonstrou que a qualidade da educação só cresce e se fortalece quando está a serviço de um projeto nacional emancipador e civilizatório.

Uma Universidade e uma cidade quase mitológicas para a esquerda e as forças progressistas latino-americana, não apenas porque aqui nasceu Ernesto Che Guevara, e aqui também nasceram  e viveram tantos escritores, músicos e cientistas de primeira grandeza, mas porque aqui nasceram e se desenvolveram lutas e conquistas populares que iluminam de esperança nossa história e nosso futuro.

Se vocês me permitem, quero também compartilhar esse doutorado com os estudantes e os professores assassinados e desaparecidos durante a ditadura militar argentina e outras ditaduras militares do nosso continente. Pela sua memória sempre viva. Pelo seu exemplo presente.

Em certos momentos, aquelas ditaduras pareciam invencíveis. Mas fomos capazes de derrota-las, resgatando a democracia e construindo caminhos de liberdade e progresso social.

Os tempos atuais, em vários países da nossa região,  são também sombrios e o fascismo ameaça novamente nossos povos. Mas não tenho a menor dúvida de que dias melhores e mais justos virão. Porque saberemos conquista-los.

Muito, muito obrigado.”

Luiz Inácio Lula da Silva