Vídeos obtidos pelo jornal O Globo revelam o momento das explosões que ocorreram na noite desta quarta-feira (13), no estacionamento da Praça dos Três Poderes, em Brasília. O incidente resultou na morte de uma pessoa e no incêndio de um veículo. A área foi imediatamente isolada por policiais, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) teve seu prédio evacuado. A Polícia Civil do Distrito Federal já deu início às investigações.
O corpo da vítima foi localizado próximo ao edifício do STF. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a suspeita é de que tenha ocorrido um “autoextermínio com explosivo”.
Após o incidente, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) iniciou uma inspeção minuciosa ao redor do Palácio do Planalto, a fim de garantir a segurança da área. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no Palácio da Alvorada no momento das explosões, a cerca de quatro quilômetros do local. Atualmente, ele encontra-se reunido no Alvorada com Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.
Equipes de segurança isolaram a Praça dos Três Poderes e estão orientando as pessoas a manterem distância. As autoridades intensificaram as buscas por possíveis explosivos na região, e o plenário do STF foi evacuado, com orientação para que ninguém permaneça próximo às janelas.
Nas imediações do Anexo IV da Câmara dos Deputados, um carro foi visto em chamas, e as autoridades estão investigando uma possível conexão entre os acontecimentos.
Em comunicado oficial, o STF informou que “dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança” e que “servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela”. “Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos”, acrescentou o comunicado.
Layana Costa, servidora do Tribunal de Contas da União (TCU), relatou ter presenciado o ocorrido enquanto aguardava o transporte público na Praça dos Três Poderes. Segundo ela, um homem caminhou em direção ao STF e, logo em seguida, foram ouvidas duas explosões: “Ele passou fazendo um sinal pra gente. Ouvi duas explosões”.
Confira vídeos:
Um homem morreu após a explosão de uma bomba em frente ao STF. Ainda no mesmo momento, um carro com fogos de artifício explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. pic.twitter.com/4bBsn0Y7Iy
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 13, 2024
🚨ATUALIZAÇÃO: 4 bombas foram detonadas em frente ao Supremo Tribunal Federal.
Um homem foi encontrado morto, atingido pela explosão na Praça dos Três Poderes.
Mais uma ameaça à democracia e ao Estado Democrático de Direito, que pode resultar em endurecimento da Corte. pic.twitter.com/swOyDS7Yf8
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) November 13, 2024
🇧🇷 ATENÇÃO: Carro que explodiu nos arredores da Câmara dos Deputados é de SANTA CATARINA e estava cheio de fogos de artifício.pic.twitter.com/m8dgUmgtdU
— Eixo Político (@eixopolitico) November 13, 2024
O carro que explodiu depois com fogos no estacionamento da Câmara ficou assim.
Momentos depois, um homem foi visto jogando bombas no STF, morrendo em seguida.
As autoridades consideram a situação em Brasília como “grave” neste momento e o episódio é tratado como um atentado. pic.twitter.com/WysvFwkTZl
— William De Lucca (@delucca) November 13, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line