Conheça a empresa por trás de outdoor de fake news em Porto Alegre

Caso o prédio queira retirar a publicidade não contratada, ele terá que pagar

Atualizado em 16 de agosto de 2022 às 7:23
Outdoor com campanha de direita é instalado na lateral de um prédio na Avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre – Reprodução

Em Porto Alegre, dois outdoors colocados em laterais de prédios chamaram a atenção na última quinta-feira (11) por fazerem propaganda ideológica de direita, associando uma falsa oposição de ideias entre uma bandeira do Brasil e o símbolo do comunismo, a foice e o martelo.

Além disso, aparecem frases comumente vistas em fake news ou sendo utilizadas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo também uma propaganda deliberada para as manifestações de 7 de setembro.

De acordo com reportagem do Brasil de Fato, o síndico de um dos prédios onde está localizada a propaganda informou que não tinha acordo algum com a empresa, chamada Life, que colocou o outdoor. Ele chegou a entrar em contato com a companhia, que disse que não retiraria a propaganda.

Essa empresa é uma agência de publicidade que aluga espaços em prédios e outros locais da capital gaúcha. A Life paga um valor para o edifício para a propaganda, e ele não tem relação alguma com as campanhas expostas ali. No site da empresa, é possível ver o anúncio dos dois locais em questão:

O síndico ainda revelou que estava inconformado com a atitude da empresa, já que até o momento, o espaço somente havia sido usado para a exposição comercial, de lojas e produtos.

A Life disse que “não havia identificado que a propagando era de cunho político-partidário ou ideológico”, e que caso o prédio quisesse retirar o anúncio, teria que pagar por isso, assim como aquele que contratou a publicidade.

Na segunda, 15, a Justiça mandou retirar os painés.

O empresário Leonardo Zigon Hoffmann, CEO da Life, afirmou que o anunciante, cujo nome não foi revelado, já aquiesceu.

“Diante do pedido do síndico, alegando que a exibição está criando problemas para o condomínio e para os moradores, a Life decidiu retirar. Só precisa que pare de chover e esteja sem vento para o alpinista que nos presta serviços fazer isso”, diz Hoffmann.

O MP afirma que foi cumprido um mandado de averiguação para que a empresa responsável pelos banners forneça os contratos, os nomes das pessoas que contrataram e as notas fiscais dos pagamentos dos serviços. O órgão aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link