
A ex-miss boliviana Jade Isabela Callaú Barriga, de 21 anos, foi presa na Argentina por tráfico internacional de drogas. A jovem, eleita Miss FexpoBorja 2019, estava a bordo de um avião que transportava 359 kg de cocaína ao lado do piloto brasileiro Carlos Costas Diaz, de 52 anos. A apreensão ocorreu na província de Entre Ríos, após a aeronave realizar um pouso forçado em uma área rural de Holt Ibicuy.
Segundo informações do governo de Entre Ríos, Jade Callaú seria integrante de uma quadrilha de tráfico de drogas e filha de um dos líderes do narcotráfico na Bolívia.
Conhecida nas redes sociais pelo apelido “Chabela”, a jovem tinha uma vida de luxo e publicava vídeos de humor com dublagens, dancinhas, inclusive de músicas brasileiras, e dicas de maquiagem antes da prisão.
@la.chabe.cb♬ Novinha do TKT – Tiktok Exclusive – Felipe Amorim
A aeronave, um modelo Cessna 210, partiu da Bolívia e percorreu mais de 1.500 km com destino a Buenos Aires. Durante a abordagem policial, agentes da Gendarmaria Nacional encontraram 352 pacotes de cocaína, avaliados em US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 13 milhões).
Para justificar o pouso de emergência, Callaú teria alegado estar grávida e passando mal, versão que foi desmentida posteriormente pelas autoridades. A principal suspeita é de que o avião precisou aterrissar por falta de combustível.
O caso veio à tona após um morador da região alertar a polícia sobre o pouso suspeito. O ministro da Segurança de Entre Ríos, Néstor Roncaglia, confirmou que a investigação busca identificar outros envolvidos na operação criminosa.
Na última sexta-feira (24), a polícia reforçou a segurança na delegacia onde Callaú está detida, temendo tentativas de resgate ou represálias. O piloto brasileiro e a ex-miss seguem presos à disposição da Justiça argentina.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line