
Diogo Jota, de 28 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) ao lado do irmão, André Silva, de 26, em um acidente de carro na província de Zamora, no norte da Espanha. Os dois estavam em uma Lamborghini.
Uma das hipóteses, segundo as autoridades, é que um dos pneus do veículo tenha estourado durante uma ultrapassagem, fazendo com que o motorista perdesse o controle e saísse da pista. O carro pegou fogo logo após o impacto.
A Guarda Civil confirmou que os irmãos morreram no local. “O carro saiu da pista pela esquerda e pegou fogo após o estouro de um pneu”, detalhou o comunicado oficial. A tragédia comoveu o mundo do futebol, principalmente em Portugal, país natal dos dois.
🚨🇵🇹 NOVAS IMAGENS | Diogo Jota, jogador do Liverpool e da Seleção de Portugal, e seu irmão André morreram após o Lamborghini em que estavam estourar o pneu, sair da pista e pegar fogo na Espanha.
O acidente ocorreu por volta das 00h30 desta quinta (horário local). Testemunhas… pic.twitter.com/VwVb5d6A30
— Dennys Deeh (@DennysDeeh_) July 3, 2025
Quem era Diogo Jota
Diogo era casado com Rute Cardoso e pai de três filhos. Em junho, 11 dias antes do acidente, os dois celebraram o casamento com amigos e familiares, incluindo André, que também era jogador profissional.
“Um dia que nunca esqueceremos”, escreveu Diogo na legenda de um post sobre seu casamento.
View this post on Instagram
Trajetória
Natural de Massarelos, Jota iniciou a carreira no Gondomar, passou pelo Paços de Ferreira, onde se destacou, e chamou atenção do Atlético de Madrid, que o contratou em 2016.
Sem se firmar na equipe espanhola, foi emprestado ao Porto e depois ao Wolverhampton, onde se tornou peça fundamental no acesso à Premier League.
Auge da carreira e salário milionário
Em 2020, o Liverpool desembolsou 41 milhões de libras (cerca de R$ 285 milhões na época) para contratar Jota. No clube inglês, viveu o auge da carreira: conquistou a Premier League 2024/2025, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Também foi vice-campeão da Champions League em 2022.
Ao todo, Diogo Jota disputou 182 partidas pelos Reds e marcou 65 gols. Em 2022, renovou o contrato com o clube até junho de 2027.
Ele recebia um salário mensal de 560 mil libras (cerca de R$ 4 milhões), o que o colocava entre os dez maiores salários do elenco, segundo o site Capology.

Atuação na seleção de Portugal
Pela Seleção Portuguesa, o atacante fez 49 jogos e marcou 14 gols. Estreou em 2019 e integrou o elenco campeão da Liga das Nações em duas edições: 2018/2019 e 2024/2025.
Ao lado de Cristiano Ronaldo e outros nomes de peso, era visto como uma das referências da geração atual.
