Conheça Andrei Rodrigues, novo diretor-geral da PF no governo Lula

Atualizado em 10 de dezembro de 2022 às 14:42
Delegado Andrei Rodrigues, anunciado para assumir a Polícia Federal a partir de 2023 – Foto: José Cruz / Agência Brasil

Nesta sexta-feira (9), o delegado federal Andrei Rodrigues foi anunciado como novo diretor-geral da Polícia Federal pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Dino destacou que a decisão levou em conta a “necessidade de restauração da plena autoridade e legalidade das polícias, também a experiência profissional, inclusive na Amazônia brasileira, uma área estratégica para esse governo e para a segurança pública”.

Andrei Rodrigues coordenou a equipe de segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral. Ele estava à frente da Divisão de Relações Internacionais da PF, em Brasília, antes de  assumir a segurança do petista.

Rodrigues também atuou na segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010, enquanto ela era candidata à Presidência. Policial federal há 20 anos, ele também assumiu a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada do Rio em 2016.

Ele é nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é graduado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em alta gestão em segurança internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid, de acordo com informações da CNN.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.