Conheça as regras do debate deste domingo entre os presidenciáveis

Atualizado em 28 de agosto de 2022 às 15:44
Espaço montado para o debate presidencial da Band
Espaço montado para o debate presidencial da Band – Divulgação

Publicado originalmente por Brasil de Fato

O primeiro debate da corrida presidencial de 2022 será realizado na noite deste domingo (28). O evento, organizado em pool por Folha de S. Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, tem início às 21h.

O debate será dividido em três blocos e não haverá plateia no estúdio da Band. Caso algum candidato não compareça ao encontro, o púlpito destinado a ela ficará vazio. A organização estabeleceu que o direito de resposta poderá ser pedido ao mediador em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal.

São seis os participantes confirmados: Luiz Inácio Lula da silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Os blocos do debate

No primeiro bloco, serão feitas perguntas sobre temas sorteados e os candidatos terão direito a um minuto e meio para responder
Em seguida, os candidatos poderão questionar seus adversários e quem for perguntado terá quatro minutos no total para a resposta e a tréplica. Quem tiver feito a questão contará com um minuto para a réplica.

Segundo sorteio, neste bloco a ordem dos perguntadores ficou assim: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe d’Avila, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.

Já no segundo bloco, é a vez de os jornalistas fazerem perguntas, escolhendo quem comenta a resposta. São reservados um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário, e o candidato que responder terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a réplica
Terceiro bloco

O terceiro bloco terá outra rodada de perguntas entre os candidatos, com a seguinte ordem: Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Felipe D’Avila (Novo).

Após as perguntas entre candidatos haverá uma nova série de questões programáticas, com um minuto para a resposta, nesta ordem: Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Lula, Simone Tebet, Luiz Felipe D’Ávila e Jair Bolsonaro.

O debate termina com cada candidato tendo direito a dois minutos para fazer suas considerações finais, seguindo em ordem inversa do início do debate: Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Luiz Felipe D’Ávila.

Bolsonaro e Lula no debate

Em suas redes sociais neste sábado (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a participação no debate. “Nos vemos na Band amanhã, 21 horas”, disse ele.

Após a confirmação de Lula, Jair Bolsonaro teria decidido ir ao encontro. Na sexta-feira (26), fonte da campanha chegaram a dizer pela manhã que ele não iria, mas, no mesmo dia, em participação em um programa de rádio, o candidato à reeleição afirmou que estaria no debate, porém, deixando no ar uma possível indefinição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link